As pessoas que apresentam inteligência emocional têm habilidades muito necessárias, mas menos óbvias para se dar bem na vida, como confiança, flexibilidade, resiliência, saber trabalhar na direção de suas metas, facilidade de relacionamento, etc.
Quais são as quatro competências da Inteligência Emocional indispensáveis para melhorar a qualidade de vida, os relacionamentos pessoais e os relacionamentos dos funcionários da indústria? a) Autoconhecimento, Habilidades de Relacionamento, Percepção Social e Autorregulação.
4 pilares da inteligência emocional: Quais são e como desenvolver?
Ainda Goleman (2001) destaca cinco competências emocionais e sociais básicas da Inteligência Emocional, que são elas; auto percepção, autorregulamentação, motivação, empatia, e habilidades sociais.
Como uma pesquisa na Yale School of Management mostra, o descontrole emocional de um líder afeta toda a equipe. Se o líder está envolvido e entusiasmado, a equipe também fica, e o desempenho melhora. Mas se o líder não tem habilidades de gestão emocional, sua aflição é contagiosa, e desempenho cai.
Em suma, utilizar a inteligência emocional no gerenciamento de equipe é uma das formas mais inteligentes de extrair o melhor das equipes de trabalho da sua empresa. Além disso, essa prática também ajuda a realizar suas próprias tarefas com mais motivação e assertividade.
Quais as consequências para aqueles que não possuem Inteligência Emocional?
Quem tem pouca inteligência emocional costuma ser refém da opinião alheia, segundo Aldan. "São profissionais sem iniciativa própria, que seguem a direção da maioria", diz ele. O problema é que falta autoconhecimento. "Quem não se conhece bem não tem metas nem visão de futuro, e acaba ficando à mercê das circunstâncias.
Conforme comprovado por pesquisas científicas, ao desenvolver essas habilidades e trabalhar de forma consciente a inteligência emocional é possível diminuir o estresse do dia a dia, melhorar o autogerenciamento e o gerenciamento de outras pessoas e estimular a resiliência, fazendo com que as pessoas tenham muito mais ...
1. Falta de inteligência; ignorância, tolice, estupidez.
Segundo Goleman, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação. Dois componentes da competência interpessoal assumem importância capital: a percepção e a habilidade propriamente dita.