Em outros casos, agentes infecciosos, seja por mimetizar antígenos próprios, por induzir proliferação de células auto-reativas ou por aumentar nas células infectadas a expressão de moléculas de MHC e moléculas co-estimulatórias, podem desencadear doenças auto-imunes.
Pode ser sistêmica ou órgão específica e resulta de uma falha nos mecanismos gerais que mantém tolerância ao próprio somados a fatores que contribuem para o desenvolvimento de autoimunidade (APCs e linfócitos anormais, fundo genético que predispõe, processos inflamatórios e infecções).
clínico geral, de preferência com especialização em Medicina Funcional ou em Medicina Integrativa; reumatologista, ortopedista e/ou fisioterapeuta, importantes para preservar a autonomia do paciente (como no tratamento da artrite reumatoide e do lúpus);/span>
De uma maneira geral, a doença auto-imune diz respeito à uma agressão no sistema imunológico, deixando-o tão desorientado que o mesmo torna-se capaz de atacar o próprio corpo e os órgãos, quando sua função deveria ser a proteção./span>
[ Medicina ] Que produz reacção imunológica contra o seu próprio corpo (ex.: doença auto-imune ). Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoimune. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-imune. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoimune.