Em G2, a célula continua aumentando seu tamanho e duplicando as organelas. Como o volume da célula sofreu um grande aumento, faz-se necessário o início da divisão celular. As etapas da interfase correspondem a 95% do ciclo celular, e sua duração depende das condições fisiológicas nas quais uma célula encontra-se.
O ciclo celular é o conjunto de fases, no qual uma célula passa para se reproduzir e gerar células idênticas a ela. A função principal da divisão celular é que uma célula progenitora passe para duas novas células o DNA nos cromossomos, gerando filhas geneticamente iguais.
A mitose acontece na maioria das células de nosso corpo. A partir de uma célula inicial, formam-se duas células idênticas e com o mesmo número de cromossomos. Isso ocorre porque, antes da divisão celular, o material genético da célula (nos cromossomos) é duplicado.
Mitose é o processo de divisão celular que dá origem a duas células iguais à inicial, ou seja, com o mesmo número de cromossomos. Já na meiose, ocorrem duas divisões celulares, formando quatro células com metade do material genético da célula-mãe.
A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos. ... Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Essas células têm metade dos cromossomos da célula-mãe. Diferentemente do que acontece na mitose, na meiose há um propósito específico e mais significativo: ajudar na reprodução sexual.
Cromatina: é o DNA associado ao período em que a célula não está se dividindo. ... O cromossomo é o DNA durante o período de divisão celular - quando a célula não sintetiza proteínas, pois está concentrada em gerar células filhas, que precisarão do seu DNA para desempenhar seus processos metabólicos de forma independente.