Locke detalhou a tese da tábula rasa em seu livro Ensaio acerca do Entendimento Humano, de 1690. Para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (i.e. a mente é, inicialmente, como uma "folha em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência.
O filósofo inglês John Locke foi um dos principais representantes do empirismo britânico. O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento.
Qual é a interpretação de Locke sobre as ideias inatas? Explique quais foram as implicações do pensamento desse filósofo no que se refere à metafísica. Para Locke, um dos principais representantes do empirismo, todo co- nhecimento humano decorre do contato sensível com o mundo.
Teoria que defende a existência de ideias , capacidades ou atitudes que nascem com o homem, sem necessidade da experiência ou da aprendizagem.
O significado de conhecimento empírico está relacionado com o conhecimento popular, é um saber baseado na experiência cotidiana e nas observações sobre o dia a dia. ... O termo "empírico" tem como origem a palavra grega empeiria, que significa experiência, vivência.
O inatismo é uma ideologia que acredita que o conhecimento de um indivíduo nasce junto com ele, não levando em conta o ambiente social do indivíduo, pois seu poder cognitivo somente é visto pelo lado biológico, descartando que o indivíduo também possui sua cultura e que sua mente está em constante transformação ...
Inatismo, o saber congênito Defendendo a tese de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento, o discípulo de Sócrates (469-399 a.C.) afirmou que conhecer é relembrar, pois a pessoa já domina determinados conceitos desde que nasce.
A concepção ambientalista atribui um imenso poder ao ambiente no desenvolvimento humano. O homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra (Davis e Oliveira,1994, p. 30).
. A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.
A abordagem sócio - interacionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva.
Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. No início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem (ou deveria ter) à disposição para aprender.