Assim sendo, o Pedagogo deve ser formado nesta perspectiva com possibilidades e oportunidades de fazer um estágio curricular que contemple a experiência de exercício profissional em ambientes escolares e não-escolares.
Resposta: A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente.
Talvez, a desvalorização desse profissional seja um dos maiores desafios para o trabalho pedagógico, pois muitos profissionais não veem a possibilidade de atuação em outros espaços, somente relacionam a prática pedagógica à escola.
O fazer pedagógico no espaço não escolar está diretamente relacionado às atividades que envolvem trabalho em equipe, planejamento, formação pessoal, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desse fazer está direcionado às transformações dos sujeitos envolvidos na prática pedagógica.
Por trabalho pedagógico entende-se todo o trabalho cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas à Pedagogia, evidenciando, portanto, métodos, técnicas, avaliação intencionalmente planejadas e tendo em vista o alcance de objetivos relativos à produção de conhecimentos.
O pedagogo é aquele que sempre transfere o que sabe e aprende um pouco mais do que sabe com seus alunos. Nenhuma aula é igual, sempre terão novas histórias para contar e apreciar.
Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral.
O fazer pedagógico de qualidade protocola os alunos, eleva sua autoestima, fazendo o próprio educando confiar em suas potencialidades e, apesar de muitos virem de uma realidade social cruel, somente através do trabalho desenvolvido pelo professor conseguem acreditar que é possível mudar sua qualidade de vida.
Os professores em sua arte de educar devem usar a sabedoria na qualidade da relação com os alunos, visando estratégias que norteiem a formação de cidadãos dentro de uma relação pedagógico-afetiva. ... Falar em “Afetividade com um olhar pedagógico” é acreditar em uma escola construída a partir da compreensão mútua.
O trabalho pedagógico se faz necessário para que se possa sempre trabalhar de forma que todos os objetivos sejam alcançados de maneira satisfatória, coerente e eficaz, fazendo análise refletindo a todo o momento o processo de desenvolvimento das ações educativas.
A intervenção pedagógica é uma interferência feita por um profissional da educação sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante no momento em que uma dificuldade é identificada. O objetivo dessa ação envolve possibilitar que o aluno compreenda e absorva os conteúdos desenvolvidos na escola.