A drenagem linfática reversa é uma nova técnica utilizada nas abdominoplastias, por exemplo, a drenagem dos quadrantes (que confluem para a região inguinal) fica interrompida pela retirada de tecido, restando apenas às vias dos quadrantes superiores que confluem para os linfonodos axilares.
Na década de 80, Carlucci criou a drenagem reversa. Esse termo “reversa” nos dá uma falsa impressão, mas o método procura direcionar o edema para as vias integras após os procedimentos cirúrgicos. (GUIRRO & GUIRRO, 2002). CARLUCCI, Adolfo.
A drenagem linfática pós cirúrgica é uma espécie de massagem que “empurra” o líquido corporal em direção aos gânglios linfáticos, onde ele será drenado. É feita de forma manual, mas sempre com movimentos suaves e sem muita pressão.
Dessa forma, o mais recomendado é esclarecer as dúvidas sobre o pós-operatório com drenagem linfática antes mesmo de ser submetido à cirurgia plástica. Em geral, a recomendação é que as sessões tenham início entre o 4º e 7º dia após a cirurgia, assim como acontece em outras técnicas.
E todas as orientações médicas devem ser seguidas para evitar o surgimento de fibroses, hematomas e inchaços. Segundo a esteticista Renata Buarque, da clínica Medical Laser, é necessário que o paciente passe por até 20 sessões de drenagem linfática no pós-operatório.
Após a cirurgia de abdominoplastia, é necessário fazer sessões de drenagem linfática para aprimorar. ... Olá, a drenagem linfática costuma acelerar a melhora do edema no pós operatório e com isso melhorar o resultado final. Apesar de não ser obrigatório, o paciente vai se beneficiar do resultado pós drenagem.
Preço: quanto custa uma sessão de drenagem linfática? O preço de uma sessão de drenagem linfática pode variar bastante de acordo com a clínica, com a localidade e o profissional. Em média, cada sessão custa em torno de R$ 40 a R$ 100, podendo ser ainda mais cara.
A Drenagem Linfática Manual (DLM) age retirando o acúmulo de líquidos da região cirurgiada, eliminando as toxinas e nutrindo os tecidos, melhorando a ação antiinflamatória fazendo com que o período de recuperação do pós-operatório seja muito mais rápido, prevenindo fibroses e longas limitações.
A drenagem linfática deve ser realizada por profissionais habilitados, como fisioterapeutas e massoterapeutas.
Drenagem linfática em casa
Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.
Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.
Os efeitos da drenagem linfática manual são: aumento da velocidade da linfa transportada, aumento da oxigenação e nutrição das células, aumento da diurese, produção de resposta imune específica e desintoxicação dos tecidos1.
Apesar de todas as vantagens, a drenagem não é para todo mundo – quem tem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não deve fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo.
Mulheres com linfedema podem engravidar, porém devem ter cuidados dobrados, devem fazer o acompanhamento em conjunto com o ginecologista ou obstetra, Angiologista ou Cirurgião cardiovacular e com o Fisioterapeuta, para poder controlar o edema.
Como opção de tratamento, a lipoaspiração pode aliviar a dor intensa provocada pela doença. A terapia de compressão e massagem podem ajudar, mas o lipedema não pode ser controlado com mudanças na dieta ou exercícios.
Existem diferentes níveis de celulite, desde o leve até o grave. Elas podem variar em profundidade, aparência, quantidade e flacidez da pele. São mais comuns em mulheres, já que estas possuem naturalmente um percentual maior de gordura, mas homens também podem tê-las.
Não confundir flacidez de pele com flacidez de musculo, pois o musculo precisa ser exercitado (musculação) para manter o tônus e sustentar a pele. Já a celulite aparece por um desequilíbrio entre vasos sanguíneos e acumulo de gordura, água e toxinas entre os cordões conjuntivos fibrosos, que ligam a pele e o músculo.
É a camada mais profunda da pele, que tem função de isolante térmico, onde está armazenada energia necessária para a sobrevivência, dando o formato do contorno corporal. A gordura localizada é o aumento desse tecido nos locais em que a pessoa o tem mais frouxo. Isso também pode ser determinado geneticamente.
Celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que nada mais é que o depósito de gordura sob a pele. Ela se caracteriza pelo aspecto ondulado da epiderme, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo.