a fase da curva que o número de indivíduos aumenta exponencialmente é quando a curva começa a aumentar sem um padrão definido.
Para calcular o índice de crescimento natural, basta subtrair o número de nascimentos de uma população pelo número de mortes. assim se o número de nascimentos for maior do que o de mortes concluí-se que houvê um crescimento vegetativo.
O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).
Assim, para realizar o cálculo do crescimento vegetativo, é preciso conhecer esses dois conceitos em questão. Taxa de natalidade (Tn): número de nascidos vivos dividido pelo número de habitantes. Taxa de mortalidade (Tm): número de falecimentos dividido pelo número total de habitantes.
No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. Nesse período, a população brasileira totalizava habitantes, bem longe dos atuais
Podemos compreender que o crescimento vegetativo é calculado levando em consideração os conhecimentos sobre o valor relativo da taxa de natalidade da população a ser tratada, bem como os valores da taxa de mortalidade dessa mesma população em questão.
Crescimento migratório: é a taxa de crescimento de um local medido a partir da diminuição da taxa de imigração (pessoas que chegam) pela taxa de emigração (pessoas que se mudam).