É comum dizer que a lei de Gauss significa que as cargas elétricas são as fontes do campo elétrico.
O fluxo elétrico através de qualquer superfície fechada é igual ao valor da carga total no interior da superfície, multiplicado por 4 π k . Ψ S = k q S s i n φ d φ d θ = k q Ω , onde Ω é o resultado do integral duplo e é o valor do ângulo sólido, com vértice na carga pontual e delimitado pela superfície S.
Pode-se carregar um condutor no ar até que o campo elétrico na superfície atinja 3,0 x 10^6 V/m. Como o problema fala em valor máximo,deve-se usar kQ/r²,que é a fórmula do campo elétrico formado infinitamente na superfície onde ele atinge seu valor máximo. ...
É um corpo condutor que, quando está carregado por alguma carga elétrica, tem a capacidade de distribuir toda a carga pelo seu corpo. Ou seja, são materiais que possuem a capacidade de conduzir energia elétrica. exemplo: cobre, ouro, prata, platina, mercúrio.
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.
Também conhecidos como condutores metálicos, os condutores sólidos possuem em suas estruturas os elétrons livres, e por esses elétrons não terem uma conexão forte com o núcleo, o resultado é uma condução de energia veloz porque os metais doam elétrons facilmente.
Tipos de condutores