Objetivo: tomar contato com o material de maneira livre, sem regras. Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças.
Deve-se então substituir 10 dezenas por uma centena, e o resultado será 151 (uma centena, 5 dezenas e uma unidade). Depois de realizarem alguns cálculos, os alunos passarão a calcular com agilidade através do material dourado. De forma análoga, a subtração pode ser realizada.
Sempre que uma ordem precisar emprestar algo para outra ordem, ela não pode emprestar mais do que um, ou seja, as dezenas podem emprestar 1 dezena para as unidades, as centenas podem emprestar 1 centena para as dezenas e assim por diante. Devemos começar a subtração pelo final, na ordem das unidades.
Subtração é uma das quatro operações matemáticas básicas na qual, para cada dois valores, um é subtraído do outro, ou seja, uma quantidade é retirada de outra, e o valor restante é o resultado dessa operação. Em uma subtração a – b = c, a é chamado minuendo, b é chamado subtraendo e c é chamado resto ou diferença.
Multiplicar é achar o todo, é adicionar parcelas iguais, é uma maneira de simplificar a adição. Se você fizer a adição: Não pare agora...
Juntar, agrupar, unir, esses são alguns dos nomes que explicam o que é a adição , primeira operação matemática que normalmente aprendemos. ... O material dourado ou material de base dez , criado por Maria Montessori, ajuda a compreender etapas mais complexas das operações, assim como as barras Cuisenaire e jogos.
Observando o exemplo acima, podemos entender que a subtração é a operação inversa da adição e que a adição é a operação inversa da subtração. Vejamos um exemplo. Subtraindo 16 de um número obtemos 15 como resultado.
Números decimais: adição e subtração
Resposta: Na subtração podemos identificar três ideias: comparar, retirar ou tirar e completar.
I - Acrescentar, pois é preciso fazer uma soma. II - Tirar, pois é a primeira ideia associada a essa operação. III - Comparar, pois envolve a comparação de uma parte com o todo e depois com a outra parte. IV - Completar, pois o cálculo começa por uma parte e vai sendo completada até chegar ao todo.
A ideia envolvida com a multiplicação, nesse caso, é a adição de parcelas iguais. Essa idéia significa efetuar contagens através da formação de grupos com a mesma quantidade.