Modo de usar: Crianças de 4 a 6 anos: 5ml (1/2 medida do copo dosador) ao dia. Crianças de 7 a 10 anos: 10ml (1 medida do copo dosador) ao dia. Produto dispensado de registro de acordo com a RDC 27/2010.
E o que acontece quando já deficiência da Vitamina D no nosso organismo? A Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Lívia Faller, destaca que pode aparecer problemas musculoesqueléticos, como raquitismo, osteoporose, além do aumento de ocorrência de infecções.
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
10 alimentos com alto teor de vitamina D
Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.
“Pode demorar semanas ou alguns meses”, observa. “Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.
Hoje, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia não indica a suplementação de vitamina D para toda a população, e sim para aqueles com risco de deficiência. Há recomendações específicas para indivíduos com esse risco, entre eles idosos, pacientes com osteoporose, obesos, grávidas e outros.
"Todo adulto deveria tomar no mínimo cinco mil unidades de vitamina D todos os dias, contudo o ideal seria 10 mil unidades", observa Coimbra. Além disso, os alimentos ricos na substância são de origem animal e por isso contam com a gordura saturada.
Contraindicações. O suplemento de vitamina D não deve ser usado pelas crianças, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e por pessoas com insuficiência renal sem orientação médica.
No café da manhã, almoço ou jantar, a suplementação de vitamina D tem uma melhor absorção quando ingerida com alimentos.
Tomar 1 cápsula ao dia. Composição: Vitamina D 1000UI (Colecalciferol) excipiente qsp 1 cápsula.
Ingerir, por via oral, 01 cápsula por semana, preferencialmente próximo às refeições, durante seis a oito semanas ou até atingir o valor desejado.