Quais níveis de cloro são aceitáveis para consumo? Os níveis de cloro permitidos são definidos pela Portaria da Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Ela recomenda que a água fornecida contenha um teor mínimo de 0,5 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 2 mg/L de cloro residual livre.
– Água para beber: Para tornar a água potável, é preciso adicionar duas gotas de água sanitária para cada litro e esperar meia hora antes de usar.
O nível de cloro ideal na água é entre 1 a 3 ppm. Se você optar pelo granulado, a quantidade recomendada é de 4 gramas para cada 1.
Basta deixar uma garrafa de vidro transparente com a água de torneira exposta ao Sol durante todo o dia, até anoitecer; ela deve ficar aberta (sem tampa), apenas com um paninho respirável (voal) cobrindo o bocal. Como o cloro é um gás, esse processo fará com que ele evapore.
Modo de uso: Para eliminar em até 4 ppm de cloro / cloramina, adicionar 1 gota de Anticloro por litro de água a ser colocada no aquário.
Como é feito o teste: em lojas especializadas, como a Petz, é possível encontrar um medidor de pH e cloro. Com ele, basta colocar um pouco da água do aquário em um tubo de ensaio, adicionar o reagente de pH e esperar. O resultado é mostrado por meio da colorimetria. Caso seja necessário corrigir, utilize um corretivo.
1 – Com o aquário todo montado, coloque água da torneira (de preferência filtrada) no seu aquário. Aproveite para medir quantos litros couberam no tanque, uma vez que os pedregulhos “roubaram” boa parte da capacidade inicial dele. Ligue o termostato e o regule para manter a temperatura sempre em torno de 26 graus.
As melhores dicas de como preparar água para aquário, são: a água da torneira, além de chegar em uma temperatura não adequada, possui muito cloro, o que faz mal para os peixes. Por isso, nunca use água diretamente da torneira!
2 – NUNCA USE ÁGUA MINERAL (OU ÁGUA DE POÇO) NO SEU AQUÁRIO! Água mineral (como o próprio nome diz) é muito mineralizada! E isso nem sempre faz bem aos peixes. Esse tipo de água geralmente carrega um pH muito elevado, o que é prejudicial para grande parte dos peixes.
A água mais indicada para ser utilizada em aquários é a água de abastecimento (da torneira), utilizando sempre Labcon Protect Plus para neutralizar o cloro, que é tóxico aos peixes.
Mas afinal, posso usar a água da chuva no aquário? A água da chuva pode ser segura, mas absorve a poluição do ar e isso pode causar problemas para os peixes. ... A água da chuva coleta resíduos químicos do telhado, das calhas e reservatórios de água, portanto, ela precisa ser quimicamente inerte.
Os filtros comuns não retiram “CLORAMINA”, por mais eficientes que sejam, então, não é correto. Somente o filtro de Reverse Osmose (filtro especial para aquariofilia, que gera água totalmente pura) é que se consegue retirar a Cloramina quando suas mídias estão novas. Então o galão de água mineral, pode ser usado?
Melhor é sempre usar água mineral ou água purificada já que o peixe beta em seu habitat natural não está acostumado ao cloro, você pode acabar tendo um peixe beta doente que pode não resistir e morrer.
O aquário que os bettas vivem deve ser limpo e sua água, que não poder ser clorada, trocada uma vez por semana. ... Portanto se a pessoa for usar a água da torneira, ela precisa fazer uso de um produto que há disponível no mercado para anular o cloro, mas o ideal é usar água mineral.
É muito simples. Basta colocar água da torneira em temperatura ambiente (de 22 a 28 graus Celsius), no aquário do betta (mais conhecido como beteira), deixando espaço para a água que já está no saquinho do betta, e pingar algumas gotas do condicionador de água de torneira de sua preferência.
Peixe betta pode ficar junto com outro beta, desde que seja fêmea, e ele também pode ficar com outros peixes. Como vimos, a agressividade do peixe betta só aparece quando há dois machos em um mesmo aquário. Assim, tanto o macho como a betta fêmea podem ficar com outros peixes sem grandes problemas.
Mas então quais peixes podem conviver com o peixe betta? O betta macho nunca deve ser mantido com outros bettas, mas ele pode conviver com peixes que não se assemelhem a ele. Por isso, evite peixes com caudas longas, ou com formato e cores similares. Algumas ótimas opções são Neon, Otocinclus e Coridora.
Peixes que podem viver juntos em um aquário Todas estas espécies são capazes de coexistir pacificamente em um aquário: Kinguio, Neon, Cauda-de-véu, Betta, Tetra, Colisa, Danio, Tetra-preto, Cascudo, Otocinclus, Coridora, Tetra nariz-de-bêbado, Comedores de algas.
Analise também as cores, os machos geralmente têm cores brilhantes, ao contrário das fêmeas, que possuem coloração mais opaca, em especial no corpo. É possível concluir que o peixe é macho ao notar cores azuis, verdes ou vermelhas brilhantes. Elas podem mudar dependendo do nível de estresse do peixe.
Como saber se um peixe betta está doente?
Quando servido, ele se alimenta, porém chega um momento em que ele o rejeita por não estar mais com apetite. Quando tem fome, assim que avista seu tratador (pois o peixe identifica quem o alimenta), fica muito exaltado e nada agitadamente.
Assim como nossos amigos nadadores precisam da luz, eles também necessitam de algumas horas de escuridão para descansar. Como vimos, os peixes dormem de olhos abertos. ... Assim como nós, o peixe betta gosta de escuro para descansar!
3 truques para brincar com seu peixe betta
No caso de rações, isso equivale a cerca de dois a três grãos molhados por refeição. O Betta pode receber essa quantidade de alimento de uma a duas vez por dia. Reduza a quantidade oferecida se o peixe não comer tudo. Se o peixe não comer toda a comida, reduza a quantidade de ração por refeição.