Diário é um caderno, geralmente de caráter íntimo, onde se fazem anotações que contêm uma narrativa manuscrita, geralmente diária de experiências pessoais que é organizada pela data de entrada das informações. Um diário pessoal pode incluir experiências de uma pessoa e/ou pensamentos, sentimentos e segredos.
Qual é a estrutura do diário? Geralmente, um diário é formado pelas seguintes partes: vocativo, data, desenvolvimento e assinatura. É bastante comum iniciar o texto com o vocativo “Meu querido diário”, pois não será direcionado a uma pessoa específica.
Para começar a escrever um diário, inicie a primeira entrada com data, hora e, opcionalmente, local. Por exemplo, você pode começar com "segunda-feira, 1 de janeiro, 13:00, Minha cama". Em seguida, se quiser, escreva uma saudação.
COMENTÁRIO: O diário íntimo é destinado ao próprio autor, como registro de memória de fatos que aconteceram com ele, não sendo, portanto, divulgado a terceiros.
Mostre fotos de Anne Frank e pergunte aos alunos o que eles sabem a respeito. Em seguida, mostre também fotos de campos de concentração nazistas e acolha os comentários. Selecione alguns trechos do livro e leia para os alunos. Aproveite o momento para conversar sobre o contexto histórico e a Segunda Guerra Mundial.
A) Divida a sala em grupos de quatro alunos. Cada grupo receberá das mãos do professor um caderno que será o diário do grupo. A cada semana o caderno deverá passar para um membro do grupo. Os alunos deverão escrever um diário pessoal e apresentá-lo para a turma no final do mês.
Portanto, o Diário de Bordo deve conter: