Se for romântico, brincará com as metáforas de “Eu senti como se estivesse flutuando…” — não assim tão óbvio, claro; se for mais “quente”, você abusará mais das ações, como “Sua língua acariciou meu lábio inferior e pediu passagem…”. Eu, particularmente, acho um beijo perfeito quando o autor equilibra as duas maneiras.
“A ciência mostra que a excitação sexual diminui o sentimento de repulsa” – diz Johns. Beijar alguém é também uma forma saudável de melhorar a nossa microbiota natural – ou seja, de trocar bactérias presentes na saliva com outra pessoa.
A troca de saliva também é benéfica porque transmite patógenos - bactérias que podem causar doenças -, o que estimula a produção de anticorpos no bebê e fortalece o sistema imunológico dele.
Segundo os autores do estudo, isso acontece porque, ao fechar os olhos, removemos boa parte das distrações que nos cercam e nos focamos mais nas memórias que tentamos acessar.
Ao fechar os olhos, nosso corpo começa a liberar lágrimas para lubrificar nossos olhos e mantê-los protegidos de ameaças externas como poeira, por exemplo. Se não fechássemos os olhos para dormir, essa ação seria prejudicada e, provavelmente, sentiríamos ardência e queimação nos olhos.
Cinco benefícios do beijo para a saúde: do combate à alergia à limpeza bucal
Quando a pessoa dormir de olhos abertos, trata-se da lagoftalmia noturna. Ela acontece por dois motivos: problemas no músculo orbicular ou paralisia no nervo facial, na maioria dos casos causada por hanseníase. A principal consequência de dormir com os olhos abertos é o ressecamento ocular.
Durante o sono, o cérebro processa as memórias e se concentra na reparação física e mental. Fechados, os olhos são lubrificados para prevenir o ressecamento e o embaçamento da córnea, que capta a luz convertida em imagens no cérebro. O ressecamento pode trazer sérios prejuízos à visão.
É uma condição patológica em que, após ocorrer um quadro de paralisia facial, o músculo orbicular dos olhos fica enfraquecido ou mesmo paralisado e isto determina alterações funcionais tanto na pálpebra superior como na inferior.
Incapacidade total ou parcial da pálpebra se fechar. Durante o sono é chamado de Lagoftalmo Noturno. Pode ser uni ou bilateral.
lagoftalmo tem tratamento ? Sim, existe tratamento. Pode ser somente sintomático, em casos mais leves com menos repercussão ocular... Mas em casos mais extremos pode até ser necessário algum tipo de cirurgia para auxiliar o fechamento ocular.
Lagophthalmos é uma circunstância em que as pálpebras não se fecham completamente. Isto impede o fechamento completo durante piscar assim como durante o sono.