Basta tirar uma foto do texto e obter a tradução na hora. Com o aplicativo do Word Lens, basta ativar o Google Tradutor, apontar a câmera para o texto em japonês e as traduções em inglês aparecerão sobrepostas na tela, mesmo se você não tiver uma conexão de internet ou de dados.
A língua Japonesa consiste de dois alfabetos (ou kana) chamados hiragana e katakana, que são duas versões do mesmo conjunto de sons do Japonês. Hiragana e Katakana consistem de pouco menos que 50 “letras”, que são, na verdade, formas simplificadas dos caracteres Chineses adotados em um alfabeto fonético.
Os silabários hiragana e katakana surgiram por volta do século 9, suas origens foram decorrentes da necessidade de simbolizar os sons dos kanji de maneira mais fácil e rápida,porém eles não tem qualquer significado conceitual como o kanji, somente valor fonético.
Em português, o título moderno oficial do país é simplesmente "Japão", um dos poucos estados-nação a não ter um nome de "forma longa". O nome oficial em japonês é Nippon koku ou Nihon koku (日本国), literalmente "País do Japão".
Pode parecer complicado no começo, mas depois que aprendemos a separar os componentes de cada ideograma, veremos que praticamente todos seguem o mesmo padrão. Normalmente, o padrão de escrita é assim: Traços horizontais são da esquerda para a direita e traços verticais, de cima para baixo.
Raramente utilizamos esses kana pequenos, o mais usado deles é o tsu (つ /っッ) que pode aparecer facilmente ao digitar duas consoantes juntas como “tt” e “ss”. O tsu pequeno é chamado de Sokuon (促音) que índica um som dobrado de uma consoante ou uma pausa ou corte na pronúncia.
Para trocar e começar a escrever em japonês, clique nesse “A” com o botão direito e escolha “Hiragana”. Essa troca também pode ser feita rapidamente através do atalho Alt + ' (o botão antes do número 1 do topo do teclado, abaixo do Esc). E assim o seu Windows está totalmente configurado para você digitar em japonês!
Para escrever palavras em katakana usando o Windows IME, você pode utilizar a entrada de caracteres em hiragana e usar a barra de espaço para trocar as sílabas do alfabeto japonês hiragana por katakana.
Adicionar um idioma ao Gboard por meio das configurações do Android
Abra o Office Word, Word Pad ou Bloco de notas para testar a digitação em japonês. Com o cursor colocado em um novo documento em algum lugar em sua tela você vai notar uma barra de idiomas. Clique no botão "PT Português" e selecione "JP Japonês (Japão)". Isso vai mudar a aparência da barra de idiomas.