A estatística é um ramo de grande importância da matemática, desenvolvendo técnicas como a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. O uso da matemática para a tomada de decisões vem acompanhando nossa história desde o início das grandes civilizações.
Confira a seguir.
As estatísticas contam com medidas incertas e métodos com base na teoria da probabilidade. Assim, é possível conceituar a estatística como a área da matemática que coleta, analisa e interpreta todos os dados numéricos. A função da estatística é estudar diversos fenômenos naturais, econômicos e sociais.
As probabilidades são utilizadas para exprimir a chance de ocorrência de determinado evento. Encontramos na natureza dois tipos de fenômenos: determinísticos e aleatórios. Os fenômenos determinísticos são aqueles em que os resultados são sempre os mesmos, qualquer que seja o número de ocorrência dos mesmos.
A probabilidade associa números às chances de determinado resultado acontecer, de modo que, quanto maior esse número, maior a chance desse resultado ocorrer. Existe um “menor número”, que representa a impossibilidade do resultado, e um maior número, que representa a certeza de determinado resultado.
Existem três tipos de probabilidade: Probabilidade clássica: usada quando cada resultado no espaço amostral tem a mesma probabilidade de ocorrer. A probabilidade é baseada no conhecimento prévio do processo envolvido. Probabilidade empírica: baseia-se em observações obtidas de experimentos aleatórios.
Probabilidade é o estudo das chances de ocorrência de um resultado, que são obtidas pela razão entre casos favoráveis e casos possíveis. Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas.
Como o dado tem 6 lados, a probabilidade de cair um número específico é resumida em: P = ?. Para fazer a intersecção entre os resultados iguais dos dois lados, é preciso aplicar a fórmula: P(A?B) = P(A) x P(B) -> P(dado 1 ?
Para calcularmos a probabilidade de um evento ocorrer basta realizarmos a seguinte divisão: número de casos favoráveis / número de elementos do espaço amostral.
Da forma como o problema está estruturado, a probabilidade de dar uma cara e uma coroa é de 2/4 ou, se você preferir, 1/2. Essa simplificação retoma o conceito de fração equivalente e possibilita reescrever a resposta na forma de porcentagem igual a 50%.
É algo simples, pegamos a média que o time 'A' vence e a média que o time 'B' perde. Essa média dará a probabilidade do time 'A' ganhar o jogo. Por exemplo, o time 'A' ganha 50% dos seus jogos, e o time 'B' perde em 20% dos seus. A partir desses dados, pegamos uma média entre os dois, entre 50 e 20.