Faça rodas de leituras e fale sobre a maneira como os indígenas interagem com o meio ambiente. Apresentar algumas lendas é uma forma de valorizar a cultura dos povos nativos. Vale ressaltar que cada comunidade tem sua lenda, portanto, é importante respeitar essa diversidade.
O critério para a participação desses jogos é a força cultural das etnias, considerando tradições, como a língua, a dança, os rituais, os cantos, as pinturas corporais, o artesanato e os esportes tradicionais.
A versão indígena é feita com palha, penas de animais e grãos de milho para compor a parte pesada do brinquedo. Pode ser com pedras também o peso, depende da região da tribo e material disponível. Onde comprar: lojas de brinquedos e lojas de artigos esportivos.
Vive forte mesmo, afinal, para brincar é preciso um bocado de força. Nos estados do Espírito Santo e de São Paulo, crianças guarani a conhecem pelo nome de “arranca mandioca”, porque lembra a maneira como a mandioca é colhida, atividade bastante conhecida pelas crianças indígenas.
É uma brincadeira de pega-pega. Um dos participantes será o “gavião”, que poderá ser definido por sorteio; as outras crianças serão “passarinhos”. O “gavião” desenha no chão uma grande árvore, cheia de galhos, nos quais as outras crianças se espalham e sentam-se, fingindo ser passarinhos em ninhos.
O gavião corre para tentar "comer" um dos pintinhos, mas só pode pegar o último da fila. A galinha tenta evitar dando voltas e mais voltas, impedindo que o gavião pegue seu pintinho. Quando ele consegue, a criança pega fica de fora da brincadeira. As crianças formam uma roda de mãos dadas e uma fica no centro.
A brincadeira gavião e passarinho foram criadas pelo povo indígena Kalapalo, situados no Mato Grosso, região centro-oeste do Brasil. Gavião e passarinho é uma brincadeira muito comum do povo Kalapalo, pode ser praticada por diferentes indíviduos.
Em uma aldeia xavante, no Mato Grosso, quando as crianças têm vontade de andar nas pernas de pau, saem em grupos para o mato levando consigo seus facões. Precisam encontrar o brinquedo que está pronto e escondido em alguma árvore da mata, só aguardando a vinda de alguém.
É um jogo simples de confeccionar e jogar: este jogo vai formando os elementos da matriz a cada retirada das cartas, as cartas indica o valor e a posição dos elementos, o mais indicado é que seja matriz do tipo 3x3; quando a matriz é formada o aluno deve responder umas simples pergunta sobre o conteúdo: o tipo de ...
A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano. 'Nós índios somos como plantas.
As principais atividades econômicas indígenas eram a caça, a pesca, um tipo específico de agricultura - a coivara - e o escambo.
Em relação às práticas lúdicas mais domésticas e aquelas feitas na natureza, não houve tempo para se observar, o que deve ser obtido por meio de trabalhos etnográficos. Com a realização dessa pesquisa, chegamos à conclusão de que o futebol é a prática predominante de lazer pelos indígenas.