Geralmente, o especialista pede que o paciente faça uma biópsia, quando é retirada uma amostra de tecido entre a cutícula e a unha. Se o diagnóstico for confirmado, o portador precisa fazer um procedimento cirúrgico em que uma quantidade maior de tecido é retirada.
Em algum momento da vida, você já deve ter notado umas manchinhas brancas na unha. Chamada de leuconíquia, essa descoloração de cor branca aparece frequentemente nas unhas dos pés e os motivos são variados, desde falta de nutirentes, como zinco e ferro, até o uso de produtos químicos agressivos.
A lúnula geralmente entrega algumas doenças que afetam a sua aparência e organismo, especialmente quando ela muda de cor. Depois que a pessoa recupera sua saúde, a pequena lua surge novamente. Quando a pessoa apresenta uma lúnula muito pequena, isso significa que ela tem pouca energia e imunidade menor.
Quem tem a unha dos pés soltas ou tortas por causa de um trauma deve usar antissépticos nos sapatos para evitar fungos. É importante também deixar os pés no sol e lavar bem as meias, que devem ser de algodão. No caso dos bebês, unhas encravadas são muito comuns e geralmente de origem genética.
A unha frágil pode ser herança genética ou um sinal de que está faltando algo no nosso organismo. Por isso é importante descobrir o motivo. Idade, dietas muito restritivas, tempo seco, esmalte sem descanso, umidade e doenças como hipotireoidismo e anemia também podem ressecar as unhas.
Siga estes 5 passos simples para higienizar e cuidar do trauma no dedo
Quando a unha começa a ganhar uma coloração amarelada e uma espessura mais grossa, é bom prestar atenção: você pode estar com fungo. Fungos são microrganismos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos e corroem as unhas, deixando elas ocas e sem vida.