A desigualdade no Brasil começa com a chegada dos portugueses a uma terra desconhecida, onde moravam os povos guaranis. ... Com o tempo, homens e mulheres foram trazidos por navios negreiros para serem submetidos a trabalhos escravos, acentuando a desigualdade e acrescendo o fator cor ao etnocentrismo que se instituía.
As desigualdades sociais existe no Brasil desde o período colonial. Sempre as elites se sobrepuseram aos menos afortunados. Exemplos: os portugueses e os índios; os senhores de engenho/mineradores e os escravos etc. ... Isso desencadeou a desigualdade social que vivemos hoje.
Causas da desigualdade social a desigualdade da qualidade da educação de acordo com as classes sociais; ... o falta de estímulo para programas nas áreas socioculturais, da saúde e da educação; a falta de melhor distribuição da renda.
Umas das consequências mais graves são a pobreza, a miséria e a favelização. Ademais, a desigualdade social traz: Fome, desnutrição e mortalidade infantil, Aumento das taxas de desemprego.
As consequências da desigualdade social são : desemprego , muitos conflitos , fome , falta de saneamento básico , pobreza , precárias condições de vida , moradias em condições precárias , entre muitas outras consequências .
5 Principais causas da desigualdade social
Combater a desigualdade exige uma abordagem nova. Primeiro, é preciso repensar as políticas fiscais e a tributação progressiva . ... Nossos estudos mostram que é possível elevar as alíquotas tributárias marginais no topo da distribuição de renda sem sacrificar o crescimento econômico.
seca, clima, terremotos, inundações, pragas de insetos, falta de chuva e água, falta de semente , guerras que impedem a chegada de alimentos nas regiões, invasões, destruição de colheitas, má distribuição de alimentos, etc.