Veja quem foram os maiores representantes e algumas obras de destaque.
O futurismo no Brasil teve como maiores influenciadores os artistas Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que, por meio do Manifesto Antropófago, propagaram um novo modo de fazer arte, celebrando a cultura nacional e refutando o dogmatismo formal da arte acadêmica.
O Dinamismo de um Automóvel O quadro de 1912 foi criado por Luigi Russolo e retrata um automóvel em andamento nas ruas de uma cidade. Mais do que representar o estilo de vida da época, com as máquinas que estavam surgindo, a obra expressa a paixão do artista pelos avanços tecnológicos deste "novo mundo".
São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento, na Europa, foi representado por artistas como os pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.
O Futurismo caracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência.
Características do Futurismo
Poemas futuristas são aqueles que usam a poesia para manifestar a tendência artística de vanguarda conhecida como futurismo . O futurismo se manifestou na Itália no início do século XX, graças ao poeta e editor italiano Filippo Tommaso Marinetti.
Significado de Futurista adjetivo Que faz referência ao futurismo. [Figurado] Que se apresenta de maneira excêntrica; que é diferente ou excêntrico; moderno.
Os poetas e pintores flagravam movimento e a simultaneidade dos objetos: aqueles, por meio de pontuação, sintaxe, forma e significados novos; estes, pela repetição de formas, ressaltando linhas de força, ausência de divisão entre os objetos e espaço.
Marinetti justamente citou ” o fascismo nasceu de intervencionismo e futurismo é alimentado princípios de futuristas “. ” para aqueles que têm um sentido de conexões históricas, o ideal de origem do fascismo é encontrado no Futurismo “. O futurismo com sua ideologia agressiva apoiava a guerra e o fascismo da Itália.
O futurismo é um movimento artístico e literário , que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. ... Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência.
O objetivo do movimento era rejeitar totalmente o passado e o moralismo, sugerindo, inclusive, o repúdio aos movimentos anteriores como o simbolismo, o impressionismo e o naturalismo, assim como a destruição de cidades antigas e museus em função de uma “higienização do mundo”.
Com uma retórica agressiva e provocativa, Marinetti defendia no texto a destruição da arte do passado e a celebração das novas tecnologias, do movimento, do dinamismo. Este manifesto foi responsável pelo surgimento de um dos mais revolucionários movimentos artísticos do século 20: o futurismo.
Como o próprio nome já diz, o Futurismo é a vanguarda européia com temática futurista, como a exaltação da tecnologia, da máquina, da indústria em geral. Esse movimento é responsável por mais de trinta manifestos, com a primeira publicação em fevereiro de 1909, pelo autor Filippo Tommaso Marinetti.
Para os futuristas a palavra chave era o dinamismo, que era considerado uma força universal e que deveria estar presente em todas as artes, reunindo ao mesmo tempo som, luz e movimento. Na literatura, as principais expressões aconteceram na literatura italiana.
Visava o individualismo e sentimentalismo (Retratavam o que queriam de acordo com as técnicas do período),e focavam na invenção, mudança, produção, maquinário, guerra e glorificação do patriotismo. A arte era retratada extravagantemente, como em "Arranha-céus e túneis" de Fortunato Depero.
Os futuristas introduziram os ruídos em suas composições, postas para acabar com as limitaçoes aos timbres e ruidos, para Russolo a música tinha alcançado uma complexidade tão grande que ele concliu que a incorporação do ruído como parte da língua musical era a etapa lógica seguinte, armado com esse tipo de idéias ...
Além do já citado Filippo Tommaso Marinetti (Manifesto Futurista), entre os principais autores do futurismo, podemos mencionar: Vladimir Maiakovski: o russo escreveu O Percevejo, Os Banhos, entre outros. Fernando Pessoa: o português escreveu em pseudônimos Cancioneiro, O Guardador de Rebanhos, entre outros.
O futurismo reivindicava uma ruptura com o passado, buscando novas formas, assuntos e estilo, que melhor representaria a modernidade. ''Era das máquinas, aeroplanos, fábricas e da velocidade''. O lema central era "liberdade para a palavra" e, neste sentido, afirmava o manifesto: "destruir a sintaxe".
1920
O futurismo foi um movimento artístico e literário que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista pelo italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.