Resposta. A coesão da sociedade, para Émile Durkheim, é o grau de interação e solidariedade entre os indivíduos. Os fatos sociais, são uma realidade objetiva da qual pode ser estudada e extraida três coisas — coercitividade, generalidade e externaldiade.
A coesão é elemento constituinte do grupo social. A coesão social é fundamental para que tenhamos uma sociedade melhor. Sem coesão teremos um estado de anomia e uma desintegração social, por isso ela deve ser objeto de políticas públicas.
Coerção social. ... Nesse sentido, a coerção social é caracterizada pela pressão e/ou repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo (Tema muito presente na Sociologia de Durkheim e de Foucault). Tal repressão manifesta-se por meio das leis e as normas sociais.
O que mantém a sociedade coesa são os valores morais da época. Os valores morais ditam a conduta que cada indivíduo deve ter em cada situação bem assim como se comportar. ... então o que rege a sociedade para que seja coesa são os valores morais.
As tradições são o tipo de coisa que estabelecem estes "papéis", e elas são importantes para a coesão social por estabelecer princípios práticos que "guiem" a vida das pessoas.