A formação das dorsais oceânicas está ligada à expulsão do magma existente no manto terrestre a partir das fraturas originadas pelo afastamento entre as placas tectônicas, de modo que o magma rapidamente se transforma em rochas ígneas.
Estas cadeias originaram-se do afastamento das placas tectônicas e formam o maior agrupamento de montanhas do mundo, chegando a 65.
Uma dorsal oceânica forma-se a partir do processo de afastamento entre duas placas tectônicas, gerando uma área de elevação magmática e de produção de rochas. Uma dorsal oceânica é uma espécie de forma de relevo submarino que se forma a partir do processo de afastamento entre duas placas tectônicas.
A Cordilheira do Himalaia foi formada através da pressão das placas tectônicas indiana e a asiática. Essa pressão fez que a placa asiática se abaixasse e a indiana "subisse" sobre ela, aumentando a altitude naquele lugar.
No sul e no sudeste da Ásia, o maior continente do planeta Terra, a dinâmica do clima tropical é controlada e condicionada pelo que se conhece como regime de monções. ... Ou seja, os ventos que são secos e frios que se formam na Cordilheira do Himalaia sopram do continente para o oceano.
As monções são um fenômeno climático que provoca fortes chuvas e longas secas durante diferentes períodos do ano. ... Ora o seu movimento vai do Oceano Índico para o continente, caracterizando a monção de verão ou marítima, ora vai do continente asiático para o oceano, caracterizando a monção de inverno ou continental.
O período das monções representado é o de verão de baixa pressão. As monções ocorrem de julho a setembro e caracterizam-se pela grande intensidade.
A chuva de monção (ou chuva de monções) ocorre no verão do Hemisfério Norte. Só que diferente de diversas áreas do globo, os volumes acumulados sobre algumas áreas em 4 meses, como nas proximidades do Himalaia, podem chegar aos 3000 mm.