12 de fevereiro de 1804
Em 12 de fevereiro de 1804, morre aos 79 anos o filósofo Immanuel Kant. ... A vida de Kant foi austera e regular como um relógio. Levantava-se às 5 da manhã, fosse inverno ou verão, e deitava-se todas as noites às dez horas. Seguia sempre o mesmo itinerário para ir de sua casa à Universidade.
Assim como para Nietzsche, a verdade da história, para Foucault, não passa da imposição de uma interpretação sobre outras interpretações, porquanto inexiste qualquer fato a ser interpretado. À genealogia cumpre apenas saber que forças dominam num dado momento, impondo nova direção a sistemas de regras estabelecidos.
3 AS CONCEPÇÕES DA VERDADE O falso é pseudos, o escondido, o encoberto, o dissimulado, parece ser, mas não é como parece. De acordo com essa concepção a verdade estaria na essência, sendo idêntica a realidade e acessível apenas ao pensamento, e verdade aos sentidos.
A concepção de verdade. Em grego, a verdade (aletheia) significa aquilo que não está oculto, o não escondido, manifestando-se aos olhos e ao espírito, tal como é, ficando evidente à razão. Em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e a exatidão.