Na Idade Média (século X ao XV), a música esteve ligada, principalmente, à religião (cristianismo) e a Igreja Católica. ... Geralmente, essas músicas eram tocadas em igrejas (durante as missas) e nos mosteiros (cantadas pelos monges), como no caso do canto gregoriano.
O Canto gregoriano foi uma das principais formas de expressão musical na Idade Média, demonstrando a influência católica sobre a cultura medieval.
Antiguidade. Muitos historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se dava a comunicação e nessa época o sentido da música era esse, comunicar-se com os deuses e com o povo.
O elemento básico da música grega era o tetracorde, que consistia numa escala de quatro notas descendentes inclusas no intervalo de uma quarta justa, e os intervalos entre as quatro notas, sendo variáveis, definiam as modalidades diatônica, cromática ou enarmônica da peça musical.
Acredita-se que o nome da nota ut mudou posteriormente para dó para facilitar a pronúncia. Alguns acreditam que sejam as duas primeiras letras de Dominus ("Senhor"). Antes da adoção do solfejo, as notas eram chamadas por letras.
Como as notas musicais foram descobertas? Na verdade, as notas musicais não foram descobertas, mas inventadas. Elas são uma convenção, um código estabelecido para os músicos poderem ler as partituras. O modelo ocidental que conhecemos, o famoso "dó-ré-mi", é apenas um dos códigos existentes.
Os sistemas de altura das notas musicais Por volta do século IX, desenvolveu-se um princípio de pauta. No começo era só uma linha vermelha que representava a nota fá. Posteriormente, foi acrescentada uma segunda linha, desta vez amarela, representando a nota dó.
A gravação era o Lundu “Isto é Bom”, de autoria do compositor Xisto da Bahia (1841-1894), por decorrência, o primeiro compositor a ter uma música gravada no Brasil.
egípcios
Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.