Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.
O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.
"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.
O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem. E os trovões, também chamados de trovoadas, nada mais é do que o barulho a gente escuta, fenômeno sonoro, muitas vezes assustador.
Isso pode queimar os aparelhos ligados no momento ou mesmo transferir essa carga para quem estiver usando, ou seja, dar um choque. Portanto, é sim perigoso tomar banho quando está relampejando, assim como é perigoso ficar próximo de telefones, computadores e outros aparelhos elétricos ligados na tomada.
Mas de acordo com especialistas, tomar esses cuidados não é uma coisa errada. Principalmente se a tempestade estiver com raios e trovões. Até porque sua casa pode ser atingida por um raio bem na hora em que você estiver no banho. De acordo com especialistas, tomar banho quando está chovendo é perigoso sim.
Banho quando está relampejando Não deve tomar banho em chuveiro elétrico durante tempestades. E até mesmo no chuveiro comum os canos vêm da rua. A água é condutora. Nunca deve estar em contato com a água.
Ao contrário do que muitos acreditam, pegar chuva não faz as pessoas ficarem doentes. As doenças atribuídas à chuva (principalmente gripe e resfriado) são causadas por microrganismos, como os vírus, sendo que se não houver contaminação por esses agentes, mesmo um “banho” de chuva não irá provocar enfermidade alguma.