Essa é a força com que uma superfície planetária atrai um corpo de massa m. A aceleração da gravidade pode ser calculada pela seguinte formulação: g = G . M/R², onde R é o raio médio da Terra e M é a massa.
Isaac Newton
Segundo Newton, isso acontece porque o peso do corpo sempre está dirigido para o centro da Terra. Quando os corpos chegam ao campo gravitacional, sofrem variação em sua velocidade, porque adquirem aceleração, aqui chamada de aceleração da gravidade, representada pela letra g.
Resposta. Aceleração da gravidade é a intensidade do campo gravitacional em um determinado ponto. Geralmente, o ponto é perto da superfície de um corpo massivo. Um exemplo é a aceleração da gravidade na Terra ao nível do mar e à latitude de 45° ,(g) possuindo o valor aproximado de 9,80665 m/s².
A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.
A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.
Diferente do que muitos pensam, não existe 'zero gravidade' no espaço. A todo momento estamos sendo atingidos pelo efeito gravitacional de um corpo, seja planeta, estrela, ou, em última instância, por qualquer corpo ao redor de nós ou nós mesmos (mesmo sendo imperceptível para os nossos sentidos nesse último caso).
Girar a nave – quando você pega um elevador, sente a pressão quando o elevador sobe e, quando ele desce, se sente “solto” no ar, mesmo que por poucos instantes. Isso significa que a aceleração constante pode simular o efeito da gravidade.
Tire da cabeça essa ideia absurda de gravidade zero, pois não existe lugar no Universo onde você possa se esconder dessa força. Segundo a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, a própria estrutura do espaço é determinada pela gravidade que todos os corpos exercem uns sobre os outros.