O INSS determina o valor da aposentadoria de acordo com os dados do beneficiário presentes no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), um sistema que agrega todos os dados de contribuição. São registrados dados como o tempo de contribuição, o valor descontado do salário para o INSS e nome do empregador.
verificar se não há erro de cálculo no valor do benefício; cogitar atrasar a aposentadoria....Os documentos que você deve anexar ao seu pedido são:
INSS: 7 dicas para aumentar o valor da aposentadoria
Prazo de 30 dias foi extinto para evitar transtornos aos beneficiários O segurado pode, a qualquer momento, desistir do pedido de aposentadoria, desde que não saque o primeiro benefício depositado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nem os recursos do FGTS ou do PIS.
Para formalizar a desistência, o segurado pode realizar a operação online. É necessário enviar uma declaração da Caixa Econômica Federal, informando não ter havido os saques de PIS e FGTS, e preencher uma GPS (guia de pagamento do INSS) referente ao valor depositado pelo instituto na conta do requerente.
Baixa na aposentadoria do INSS Por isso, para evitar problemas no futuro conforme mencionado acima, o recomendado é que a própria família do falecido se dirija até uma das agências da Previdência Social para informar a morte do aposentado e requerer o cancelamento do benefício.