Ao mandar um e-mail formal solicitando algo, deixe claro no assunto e no corpo do e-mail o que você espera que seja feito, a urgência e os prazos. Mencione apenas o necessário no e-mail, nada a menos e nada a mais. Seja educado e profissional, use “por favor” e “obrigado”.
Exemplo de e-mail de agradecimento Desde já agradeço a entrevista de emprego que me foi concedida. Foi um prazer poder estar na empresa e ter um conhecimento melhor sobre o seu funcionamento. Estou muito entusiasmado com a possibilidade de me juntar à empresa e de poder dar a minha contribuição.
Algo como: “Muito obrigado pela oportunidade e por toda atenção e tempo dedicado a responder minhas tantas dúvidas sobre a empresa e a função.” “Obrigado novamente pela entrevista na semana passada – foi ótimo conhecer você, a equipe e o escritório. Agradeço também pela oportunidade de emprego…”
Comece com palavras como “Caro”, “Prezado” e “Exmo.” Confirme a sua presença na entrevista na data e na hora referida ou peça para alterar, caso não seja realmente possível na hora ou dia marcados. Pode referir que aguarda a entrevista ou um novo contato com entusiasmo. Seja objetivo, não se prolongue na resposta.
No corpo do e-mail, use sempre tom cordial, evitando cobranças diretas, e mantenha a formalidade. Comece se apresentando e dizendo de qual processo seletivo participou. Indique a data e para qual vaga. Diga que gostaria de saber se já existe alguma definição em relação ao processo e qual foi a avaliação de seu perfil.
Quais são as melhores práticas para dar feedback negativo no processo seletivo?
Demonstre que seus conhecimentos e experiência profissional casam com a vaga que está se candidatando e que elas beneficiariam a empresa a curto prazo. Uma das coisas que o recrutador quer saber é se o candidato tem as competências necessárias para o trabalho.