O acrossomo é um grande grânulo secretório que rodeia e recobre a borda anterior do núcleo. Origina-se do Complexo de Golgi da espermátida e contém as enzimas necessárias para fazer com que o espermatozóide penetre ou se fusione com a membrana plasmática do óvulo para realizar a fecundação.
Ele se trata de uma vesícula repleta de enzimas digestivas e se localiza na cabeça do espermatozoide, próximo do núcleo dessa célula sexual. O acrossomo é produzido pelo complexo de Golgi e possui sua função relacionada à fecundação.
Na parte superior da cabeça há o acrossoma, oriundo da junção de vesículas do aparelho de Golgi e que consiste em uma bolsa cheia de enzimas com a função de facilitar a penetração do espermatozoide no óvulo durante a fecundação.
É uma estrutura semelhante a um capuz derivada do complexo de Golgi. A formação do acrossoma é completada durante a maturação dos testículos. Em mamíferos placentários a acrossoma contém enzimas digestivas(incluindo a hialuronidase e a acrosina).
Na cabeça situam-se o núcleo e o acrossomo ou capuz cefálico com enzimas que irão digerir a membrana do óvulo na fecundação. A peça intermediária apresenta muitas mitocôndrias, responsáveis pela liberação da energia necessária à movimentação do espermatozoide, que é realizada pela cauda ou flagelo.
Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide, o qual é uma célula reprodutora dotada de flagelo e, portanto, móvel. Já o gameta feminino é chamado de ovócito e é imóvel. O espermatozoide humano é menor que o ovócito e apresenta cabeça e cauda.
As células reprodutoras são chamadas de gametas, nos seres humanos e na grande maioria dos animais, são os espermatozoides nos machos, e os ovócitos ou óvulos nas fêmeas.
Explicação: Óvulo e a célula reprodutora feminina, já o espermatozoide e a célula reprodutora masculina.
Uma célula que têm o conjunto completo é o Genoma.
Na espécie humana, a reprodução é sexuada, dependendo para tanto, da união de duas células: óvulo (feminino) e espermatozóide (masculino). Esse tipo de reprodução é o mais importante sob o ponto de vista evolutivo, pois reúne em um mesmo descendente (filho), fatores originários de dois indivíduos (pai e mãe).
Podemos afirmar que a finalidade de reprodução está relacionada a perpetuação da espécie dando origem, de preferência, a descendentes férteis e assim proporcionando a continuidade da espécie, ou seja, para que este não entre em extinção.
reprodução : E um processo através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie. importância : A preservação e continuidade da espécie , ou seja isso e pára que a espécie nunca acabe .
A reprodução é um processo através do qual os seres vivos dão origem a seus descendentes, garantindo a perpetuação da espécie. ... Na reprodução assexuada, que depende apenas de um indivíduo, os descendentes são geneticamente idênticos aos pais.
A importância do processo de reprodução para as diferentes espécies de seres vivos se dá por ser responsável pela continuação da espécie. ... Na reprodução sexuada existe a troca de material genético com outros organismos e na reprodução assexuada o organismos consegue se reproduzir sem outro organismo.
A importância é perpetuar a especie. A reprodução sexuada recebe esse nome pois ocorre por meio da interação sexual entre machos e fêmeas da mesma especie. As maiores vantagens são a variabilidade genética, a maior desvantagem é a baixa taxa de natalidade.
A reprodução sexuada está relacionada com a meiose e a fecundação. ... Uma grande e vitalimportância pra perpetuação da espécie é a variabilidade genética que a reprodução sexuada garante, haverá menor possibilidades de doenças passando para os individuos de geração para geração, por exemplo.
A principal função do sistema reprodutor é - tal como o nome indica - a reprodução, que consiste na forma de os seres vivos darem origem a outros seres semelhantes a si, e assim, darem continuidade à sua espécie.
O sistema reprodutor humano é importante para a manutenção da vida na Terra. O ser humano apresenta a reprodução sexuada e é por meio dela que existe uma troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie. Através da fecundação pode-se criar um novo ser humano.