Os antitérmicos são medicamentos que ajudam no controle da febre. Eles atuam de forma indireta no hipotálamo, o principal centro de regulação térmica do sistema nervoso central e que responde a diversos tipos de estímulos, como, por exemplo, as infecções.
Os antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos, são utilizados para combater a febre ao inibir o mecanismo que eleva a temperatura corporal. Alguns dos medicamentos mais conhecidos desse grupo são o ácido acetilsalicílico, a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol.
Os antipiréticos fazem com que o hipotálamo "ignore" ou modula as funções do hipotálamo a diminuir a temperatura um aumento induzido por interleucina. O corpo então irá trabalhar para baixar a temperatura e o resultado é a redução da febre. Contraditoriamente, a maioria dos antipiréticos são usados para outros fins.
substantivo masculino Medicamento ou substância que diminui a temperatura do corpo ou combate a febre; antifebril.
De acordo com o clínico geral Ricardo Matias, é normal suar um pouco mais enquanto o antitérmico leva a temperatura corporal de volta a um nível aceitável. “Quando tomamos um antitérmico, nós simplesmente suprimimos as substâncias que induzem o hipotálamo a elevar a temperatura.
Em quanto tempo Novalgina faz efeito? Os efeitos analgésico e antitérmico podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e geralmente persistem por aproximadamente 4 horas 1.
Em geral, o recomendável é só repetir a dose do antitérmico depois de 4 a 6 horas da ingestão anterior do remédio. Algumas drogas, como a dipirona, pedem intervalos maiores: você pode repetir a dose de oito em oito horas, salvo outra sugestão do médico.
A orientação que recebemos é dar antitérmico à base de ibuprofeno ou paracetamol para baixar a febre. Se a mesma persistir, pode-se intercalar a administração de outro antitérmico à base de dipirona para tentar baixar a febre. Por exemplo, o ibuprofeno pode ser dado de 6 em 6 horas.
Não se esqueça: o antitérmico pode demorar até 50 minutos para começar a fazer efeito. Se não conseguir controlar com uso de medicamento – que deve ser prescrito pelo pediatra –, ou se apresentar picos acima de 39,5ºC, aí sim é preciso levar ao pronto-socorro.
Geralmente após 72 horas do inicio de um antibiótico , não é esperado que o paciente apresente febre . Nestes casos , talvez seja necessário uma reavaliação .