Se a identidade do povo brasileiro se formou de uma interligação de crenças, hábitos, costumes e culturas, para muitos estudiosos a origem das Congadas no Brasil associa-se à vinda dos povos africanos de origem Banta5, oriundo das regiões do Congo, Moçambique, Mina, Angola, entre outras, que no Brasil foram ...
Significado de Congo substantivo masculino Indivíduo dos congos, grupo étnico banto, habitante das margens do rio Zaire, na Angola; bacongo. ... [História] Indivíduo africano, de língua banta, escravizado no Brasil; conguês.
Significado de Ticumbi substantivo masculino [Regionalismo: Espírito Santo] Tipo de congada meio dramática, que termina com um bailado.
Dança dramática, de origem africana, cultuada especialmente no norte do Espírito Santo, principalmente nas cidades de São Mateus e Conceição da Barra. Esta dança é composta por um determinado número de negros e se realiza no dia de São Benedito.
Na dança do congo só os homens participam, cantando músicas que lembram fatos da história de seu país. A congada é composta por doze dançarinos. O vestuário usado pelos componentes do grupo é bem colorido e cada cor tem o seu significado. Azul e branco são as cores de Nossa Senhora do Rosário.
Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contrária ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum, como passos para frente,pulos,giros ,etc.
As apresentações contam com um conjunto musical percussivo e cortejo real que sai às ruas para os desfiles. Nesse tipo de dança, os personagens de destaque são o rei e a rainha, representando a nobreza da nação. O cortejo é composto por uma bandeira ou estandarte, com o nome do maracatu, abrindo alas.
O maracatu de baque virado é formado por um cortejo composto pela corte real, que é constituída por rei, rainha, príncipes, escravos (que sustentam a umbrela, ou guarda-chuva, que protege a realeza), as escravas, os pajens, o porta-estandarte, a calunga (boneca que representa as entidades espirituais do candomblé, ...