Os retificadores são circuitos elétricos que convertem a tensão CA (AC) em tensão CC (DC). CA vem de Corrente alternada, significa que os elétrons circulam em dois sentidos, CC (DC), Corrente contínua, isto é circula num só sentido.
Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo. Deste modo, o diodo permitirá a passagem da corrente elétrica somente nos momentos de semiciclo positivo.
O diodo zener, é projetado para trabalhar sempre sendo inversamente polarizado, com um objetivo: a partir do momento que a tensão de ruptura do componente é atingida, a tensão fica constante, de forma que ele funciona como um regulador de tensão.
O diodo Zener pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente. Quando está polarizado diretamente, funciona como outro diodo qualquer, não conduz corrente elétrica enquanto a tensão aplicada aos seus terminais for inferior a aproximadamente 0,6 Volts no diodo de silício ou 0,3 Volts no diodo de germânio.
Para esse teste é preciso contar com um multímetro comum (analógico ou digital), o qual, colocado na escala de tensões DC, indicará a tensão zener. Basta ligar o diodo zener em teste no local indicado e ler no multímetro a tensão zener.
Para testar o zener podemos usar 2 técnicas complementares: 1- Testar o zener na placa com o circuito ligado: Alimente a placa e meça a tensão entre os terminais do diodo zener. Se a tensão for próxima à tensão zener, o zener está bom. 2- Testar o zener fora da placa: Tire o zener da placa e monte o circuito abaixo.
Testando o Diodo na Placa Quando medimos o diodo no sentido direto o multímetro deve mostrar o valor da tensão de barreira do diodo. No sentido reverso o multímetro mede aberto (OPEN; OL; 1.) ou um valor maior que a tensão de barreira.