As ondas longitudinais são aquelas que possuem direção de propagação paralela à direção de vibração. Ondas transversais: Bem diferente das ondas longitudinais, sua direção de propagação é perpendicular a de vibração.
Significado de Longitudinal adjetivo Que possui o mesmo sentido do comprimento (de algo): vestígios longitudinais do incêndio. ... Do latim longitudine/ longitudo.
Significado de Transversal adjetivo Cujo caminho é obliquo tendo algo como referente: avenida transversal. Que atravessa algo tendo alguma coisa como referente, não obrigatoriamente, na oblíqua. Diz-se de uma rua que atravessa uma via principal ou nesta termina.
O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.
Em anatomia, a região ventral é a face anterior ou inferior de uma estrutura anatômica.
Você pode fazer o puxador (ou a puxada) para trabalhar o dorsal. Sente-se no banco e segure a barra com as mãos um pouco além do nível dos ombros. Depois, puxe-a devagar até a altura do peito, sempre contraindo as escápulas. Por fim, volte à posição inicial.
O grande dorsal ou "'latíssimo do dorso"' é um músculo que atua sobre os ombros. Têm a sua origem no processo espinhoso das vertebras T6-T12, sacro e cristas ilíacas, e a inserção distal está localizada no sulco intertubercular do úmero. A função deste músculo é de adução, rotação medial e extensão do braço.
5. Alongamento do músculo levantador da escápula
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.
O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.
A Discinesia de escápula pode ser definida por alterações na posição e movimento da escápula, isso tem como consequência a falta de harmonia para o estimulo entre os músculos estabilizadores da escápula, principalmente o serrátil anterior e o trapézio.
Desequilíbrio muscular (funcional) É a causa mais mais comum de discinesia da escápula. Existem 3 músculos principais para estabilizar a escápula, que são: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.
Dessa forma, o termo “discinese escapular” é melhor empregado quando a biomecânica alterada da escápula no repouso ou durante o movimento é resultado da disfunção, contratura ou fraqueza de seus estabilizadores (18-21).
Dentre os músculos estabilizadores, destacam-se manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio (4, 7-10). Como tratamento da dor no ombro, a fisioterapia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a funcionalidade do membro acometido.
Existem três músculos principais que atuam na estabilização da escápula: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.
Dentre os mús- culos estabilizadores, destacam-se manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio (4, 7–10). Como tratamento da dor no ombro, a fisiotera- pia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a funcionalidade do membro acometido.
Músculos que atuam na Escápula
Os músculos rombóides (maior e menor) se originam a partir da 7ª vértebra cervical (processo espinhoso) a cinco primeiras torácicas (processo espinhoso). Inserem-se na escápula (espinha ao ângulo inferior). Apresentam como ação a retração (adução), elevação e rotação inferior (ângulo lateral roda inferior) da escápula.
Os estabilizadores estáticos do ombro são: glenóide óssea, lábio glenoidal, cápsula articular, ligamentos glenoumerais e intervalo dos rotadores (espaço entre a margem anterior do músculo supraespinhal e a margem superior do músculo subescapular, contendo no seu interior o tendão da cabeça longa do bíceps, ligamento ...
Os estabilizadores mecânicos ou estáticos do ombro são: glenóide óssea, lábio glenoidal, cápsula articular, ligamentos glenoumerais. Os estabilizadores dinâmicos são: músculos do manguito rotador e escapulares.
Os músculos mais profundos, como o transverso do abdômen e o mutifídus, são estabilizadores locais, e têm como função controlar movimentos de translação e cisalhamento das vértebras....Isso é comum em atividades como:
Os músculos que são classificados como estabilizadores proximais do ombro se iniciam na coluna vertebral, nas costelas e no crânio,inserindose na escápula e na clavícula. Já os estabilizadores distais são definidos em músculos que começam na escápula e na clavícula e se introduzem no úmero ou no antebraço.