Este termo é uma sigla, em inglês, para Random Access Memory, que significa “Memória de Acesso Aleatório”. Esse nome se deve aos dados contidos na memória RAM, que podem ser acessados de forma aleatória, não importando o setor (ou localização) em que eles estejam dentro do chip de memória.
Para a maioria dos jogadores casuais e usuários de computadores, 16GB de RAM é mais que suficiente, e 8GB de RAM provavelmente será suficiente para as necessidades diárias. A menos que você costuma executar vários aplicativos que usam muita memória de cada vez, portanto, 32GB de RAM é provavelmente um desperdício.
Basicamente é só mais memória temporária, a memória ram serve para armazenar os arquivos que você está usando agora tipo o seu navegador está usando um pouco da sua memória ram, diferente do armazenamento dele no HD, com 8gb você terá o dobro de espaço temporário, ou seja você consegue usar mais aplicativos ao mesmo ...
Para jogar os games atuais sem precisar se preocupar com engasgos e travamentos durante as partidas, 4 GB RAM se mostram suficientes. No entanto, é interessante colocar 8 GB na sua máquina pensando no futuro, mas você não vai notar de imediato diferença no desempenho dos títulos.
Quanto mais memória (RAM) instalada no computador, melhor. Com RAM sobrando, o sistema pode trabalhar com mais folga, sem engasgos. Mas com muita memória sobrando, corremos o risco de desperdiçarmos dinheiro, pois memória não é barata. ... Rodamos os testes com 4GiB, 8 GiB, 16 GiB e 32 GiB de RAM.
PC gamer: veja as melhores memórias RAM DDR4 à venda no Brasil