Principais definições CPC 06 R2: É o contrato, ou parte do contrato, que transfere o direito de usar um ativo subjacente por um período de tempo em troca de contraprestação.
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS De acordo com a NBC T 10.
A contraprestação é o valor que deve ser pago pelo arrendatário no decorrer do contrato de arrendamento à arrendadora. Este valor amortiza o valor original do bem mais os encargos financeiros.
Se for a menor, a Arrendatária ressarce a Arrendante. Leasing Operacional: É a operação na qual a Arrendatária não tem a intenção de adquirir o bem ao final do contrato. Assim, após a utilização do bem pelo prazo contratual, a Arrendatária poderá exercer a opção de compra pelo valor de mercado.
O arrendamento mercantil é um processo de parcelamento do valor total de um veículo em que a propriedade não é transferida de imediato. Essa propriedade fica com o Banco ou Instituição financeira até o final do contrato e, somente depois desse período, o carro ou a moto podem ser comprados pelo arrendatário.
Estas restrições impedem qualquer transação com o veículo. ... A informação sobre o arrendamento é inserida nos documento destes veículos. Como resolver: O objetivo é impedir a transferência de propriedade, até o cumprimento integral do contrato (pode ser finalizado quitando o financiamento).
Quando se fala que existe em determinado veículo uma restrição de alienação fiduciária, então você já pode visualizar a seguinte situação: O veículo em questão está sob a posse de uma instituição financeira, que pode ser um banco no qual você fez o financiamento, e assim ficará até que você faça a quitação do bem.
A restrição administrativa é um registro inserido pelo próprio Detran para veículos em transferência de propriedade e tem o intuito de ajudar na fiscalização de veículos vendidos e que não foram transferidos para o novo proprietário dentro do prazo legal de 30 dias.
A Comunicação de Venda é uma restrição administrativa, que formaliza o artigo 134 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que obriga o proprietário anterior informar a venda no veículo dentro de 30 dias.
Ao vender um automóvel, o proprietário é obrigado a fazer o Comunicado de Venda ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran), no prazo de 30 dias após a venda. A obrigatoriedade está prevista no artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas nem todos cumprem a lei.
A Comunicação de venda tem por finalidade informar ao Detran. SP sobre a transferência de propriedade de veículo para isentar o antigo proprietário (vendedor) de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências futuras (como acidente e infrações de trânsito).
Para efetuar o procedimento é necessário: