O SISAB faz parte da estratégia e-SUS, ou, SUS eletrônico, essa estratégia pretende reestruturar, desenvolver e garantir a integração dos sistemas de informação em saúde, com vistas a ter um registro individualizado dos cidadãos tendo como base o Cartão Nacional de Saúde (CNS), segundo o Ministério da Saúde (2015) o ...
O Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB) é o sistema que substitui totalmente o SIAB, sendo assim o sistema de informação nacional.
O e-SUS AB é um conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). ... Dessa maneira, eles permitem manter um registro individualizado dos atendimentos de cada cidadão, identificado pelo Cartão Nacional de Saúde.
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar o registro de informações das ações realizadas na Atenção Básica (AB) em nível nacional. O e-SUS AB faz parte da estratégia de informatização do processo de trabalho e da qualificação da informação.
A Coleta de Dados Simplificada (CDS) é um dos componentes da estratégia e-SUS AB, adequada para UBS com cenários sem informatização. O objetivo é ser uma estratégia de preenchimento de fichas que coletam dados de cadastros, visitas domiciliares, atendimentos e atividades desenvolvidas pelas equipes de AB.
Para usuário/cidadão ou famílias em situação de rua, deve-se colocar o endereço do local de permanência deles. Os campos de identificação do domicílio são compatíveis com os dados do CadSUS. Nome do Logradouro*, Número*, Bairro*, Município*, UF* e CEP* são itens com preenchimento obrigatório.
Procedimento, deve ser preenchida a Ficha de Atendimento Individual. Preencher informações conforme situação apresentada pelo pai/parceiro no momento da consulta, de acordo com a rotina de um usuário que procura a UBS. Forma de registrar para as localidades que utilizam o Prontuário Eletrônico do Cidadão– PEC.
Para isso, clique em “Gestão de Cadastros”.
Para registrar o atendimento realizado em domicílio, deve-se proceder como segue: Inicialmente clique no módulo 'Registro tardio de atendimento'. Selecione o paciente desejado, a data e horário de atendimento e em 'Local de atendimento' escolha a opção 'Domicílio'.
Clicar no botão “Visualizar prontuário” do cidadão desejado. atendimentos e outras informações do cidadão selecionado. Para visualizar os dados cadastrais deste cidadão, basta clicar na aba “Dados Cadastrais”. Para visualizar as fichas CDS do cidadão, é necessário clicar na aba “Fichas CDS”.
Para atualizar o sistema, acesse o link: https://aps.saude.gov.br/ape/esus/download.
Na tela “Administração” clique em “Exportar BPA”. automaticamente o órgão de origem. Selecione o ano e mês referente à competência desejada. de Informação Ambulatorial - SIA.
De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...
1) Acesse o site http://dab.saude.gov.br/portaldab/index2.php. 2) No lado direito da pagina, procure o bloco “Acesso aos Sistemas de Informação”. 3) Procure pelo programa do e-SUS identificado pelo ícone abaixo e clique.
Para iniciar o aplicativo, deve-se executar o arquivo "cds-app.sh" que está localizado no diretório raiz extraído, depois em "Abrir CDS" na janela que será apresentada. O aplicativo será aberto no navegador no endereço http://localhost:8090/esus.
Para isso, basta o usuário efetuar a autorização no próprio site. A ferramenta também permite a busca pelo hospital mais próximo através da pesquisa por geo-referenciamento das unidades de saúde de todo o Brasil. Além de ter acesso à lista dos estabelecimentos e dos medicamentos do Farmácia Popular.
No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.
3.
Para isso, faça o seguinte: 1.
Instalando o Esus no Linux
2.
Por determinação do Ministério da Saúde, todas as pessoas, incluindo quem tem plano de saúde, deve ter o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Para saber o seu número ou se possui, acesse o Portal do Cidadão.