Pode-se afirmar que a Educação Física pode vir a aprimorar diversas atividades humanas motoras e orais, assim como as práticas sociais, esse é um dos fatores que legitimam o campo da educação física no grupo de linguagens. O grupo de linguagens é formado pela Língua Portuguesa, Arte e Educação Física.
Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física.
Nesse particular, as idéias de BOURDIEU (1983), a respeito das propriedades dos campos, permitiram uma reflexão sobre o processo histórico da própria Educação Física, na busca da constituição como área de conhecimento.
Essas cinco áreas do conhecimento são:
Após os estudos realizados, foi possível perceber que a diversificação das práticas corporais presentes na Educação Física Escolar são importantíssimas, pois favorecem aos escolares maiores conhecimentos de seus corpos, ampliando as habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras; além de introduzir e integrar o ...
Na escola os corpos sujeitos da corporeidade contam e fazem a sua história de vida, a experiência do corpo sendo, expressada pela motricidade produz ações intencionais, isto é, através de suas práticas corporais a criança se faz corpo sujeito consciente de suas ações.
A cultura corporal de movimento quando aliada a qualidade de vida possibilita aos estudantes de ensino médio, o aprimoramento no seu desenvolvimento humano, resultando em um melhor domínio da coordenação motora geral, equilíbrio, noção de tempo e espaço, além da conscientização e aprimoramento da consciência corporal, ...
Neste comportamento é expresso ao mesmo tempo uma consciência (compreensão) corporal. ... Nesse sentido, o conceito de cultura de movimento refere-se às relações existentes entre essas formas de se movimentar e a compreensão de corpo de uma determinada sociedade, comunidade, de uma cultura.
A cultura contemporânea incorporou um sentido exclusivo para o conceito de Educação Física. ... Com o discurso sobre a prática de atividades físicas, o corpo humano adquire uma forma cultural e vem obedecendo um conjunto de valores e comportamentos que refletem metaforicamente um sentido de sobrevivência.
Olá! Os cinco elementos da cultura corporal do movimento vem sendo construída desde o inicio da humanidade, e se perpetua através dos jogos, do esporte, da luta, da ginastica e da dança e circo.
Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.
Resposta. As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo etc.
Exemplos: skate, ciclismo bmx, escalada, parkour, rapel, slackline, patinação. Práticas corporais de aventura na natureza – são realizados em ambiente natural, tendo contato direto com a natureza e com o meio ambiente. Exemplos: surfe, mountain bike, corrida de orientação, rafting, canoagem, etc.
Resposta: Vale lembrar que existem algumas práticas que aprofundam o conhecimento do organismo, como dança, pilates, treinamento funcional, ioga, alongamento e RPG, já que trabalham com muitos movimentos simultaneamente, embora todos os exercícios permitam a percepção da musculatura.
Existem exercícios bastante conhecidos por trazer uma consciência corporal maior, como o pilates, a dança e o yoga. Verifique se o seu plano de saúde cobre pilates e/ou faça aulas de dança e yoga. Com certeza você sentirá diferença significativa.
Os exemplos deste tipo de ginástica são: pilates, yoga, a dança, massagem biodinâmica, etc. Os outros benefícios proporcionados por esta prática estão em ajudar a evitar doenças, assim como melhorar a postura e o bem-estar.
São exemplos de Ginástica de Conscientização Corporal: Artística, Rítmica e de Trampolim. Circense, Acrobática e de Malabarismo. Relaxamento, Meditação e Automassagem.
1 - Relaxamento, Meditação e Automassagem. A ginástica de conscientização corporal pode ser definida como uma prática milenar de relaxamento, meditação e automassagem.
Ginástica
As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, Page 2 voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
A ginástica de conscientização corporal consiste em novas maneiras de como o corpo deve ser abordada, e com objetivo desta forma de ginástica, é utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves para que o indivíduo se sinta bem, tanto fisicamente, quanto mentalmente.
A consciência corporal permite identificar uma postura inadequada, hábitos incorretos, sobrecargas desnecessárias durante suas atividades rotineiras e desalinhamentos do corpo. ... Assim, você estimulará a sua percepção e o seu olhar crítico sobre o corpo, o que ajuda a prevenir lesões e aumenta a sua qualidade de vida!