As NAND usam um sistema de páginas de 4 KB que são acessadas de forma serial, da mesma forma que é feito em um HD. Elas não têm a capacidade de rodar programas a partir de si mesmas, como as NOR têm. Para rodar algum software, é necessário primeiro copiá-lo para a memória RAM.
As células da NAND têm tamanho mais compacto, com menos linhas de bits. Esse tipo de memória lê e grava sequencialmente, sendo usada em pendrives, SSDs, cartões de memória, câmeras digitais, players de áudio e set-top boxes.
A memória Flash refere-se a um tipo particular de EEPROM (siga em inglês para "Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente"). É nada mais que um chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia.
A Memória flash ou flash ROM é um tipo de EEPROM, também sendo apagada via eletricidade. O que a difere é sua incapacidade de excluir apenas um dado; na flash, é necessário reprogramar todo o seu conteúdo. A memória flash mais comum no dia a dia é a NAND.
Abra o Explorador de Arquivos no Menu Iniciar ou Barra de Tarefas do Windows 10 e, na coluna da direita, procure pela unidade de armazenamento. Se o seu computador só possui uma unidade, ela é identificada como Disco Local (C:).
O SSD é formado por circuitos integrados que armazenam os dados através de memória flash do tipo não volátil (que não apaga os arquivos armazenados quando é desligada da sua fonte de energia) e um controlador que é o responsável por gerenciar os dados entre memória flash e o computador.
Usar SSD e HD ao mesmo tempo deixa o PC mais rápido? Veja dicas
Veja dicas para deixar seu HD funcionando com bom desempenho no Windows
Logo que você ligar o computador, entre na BIOS do sistema (geralmente acessível através da tecla DEL, no momento do boot) e certifique-se de que a interface SATA está configurada para o modo AHCI. Depois, basta instalar o sistema operacional normalmente.
Guia de clonagem do SSD passo a passo
Verifique se o disco está ativo na BIOS Você deve encontrar as entradas referentes aos discos dentro de menus como “Devices” ou “Storage”. Depois, verifique se as unidades IDE/SATA estão sinalizadas como ativas (em geral, com o termo “enabled”, em inglês).
Clique no botão do Windows na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse em computador, a partir do menu, clique em "Gerenciar". 4. Clique com o botão direito do mouse sobre o número do disco e selecione "Inicializar disco", em seguida, clique em "OK", o seu SSD irá mostrar como disco #Basic, Online.
Como Mover o Windows 10 para um SSD/HDD Novo
Caso não ocorra a ativação, pressione as teclas Windows+I, clique em Atualização e Segurança > Ativação > Soluções de Problemas > Eu alterei o meu Hardware e entre com sua conta, é possível que ative.
Clique dentro da caixa "Pesquisar" e digite "msconfig" ( aspas sans ) . Quando o Windows procura e localiza o ícone "msconfig" , clique sobre ele para carregar o programa . Clique "Boot ". A janela agora na tela permite que você edite o gerenciador de inicialização do Windows.
Para fazer isso, por gentileza siga as etapas abaixo.
Clique em "Configurações avançadas do sistema". Agora em "Inicialização e Recuperação" clique no botão "Configurações". Em "Sistema operacional padrão" selecione o "Windows 10" e logo abaixo desative a opção "Tempo para exibir lista de sistemas operacionais".
O Boot Manager (gerenciador de boot ou gerenciador de arranque) em computação, é um programa que gerencia as partições que serão inicializadas em um sistema computacional.