EQST

O Que Pode Ser Estipulado No Pacto Antenupcial?

O que pode ser estipulado no pacto antenupcial? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que pode ser estipulado no pacto antenupcial?

No Pacto Antenupcial, portanto, os noivos podem dispor livremente sobre o regime de bens que será adotado, pode conter cláusulas que disciplinem doações entre os cônjuges ou deles para terceiros (filhos), compra e venda, cessão de direitos, permuta, etc.

O que consta no pacto antenupcial?

No pacto antenupcial, os noivos têm a liberdade de estipularem livremente as regras patrimoniais do casamento, salvo as hipóteses da separação obrigatória de bens. Pode-se, por exemplo, optar pela comunhão parcial de bens e excluir a comunicabilidade de determinado patrimônio e/ou quotas sociais.

Como conseguir cópia do pacto antenupcial?

1 – Requerimento assinado por um dos cônjuges, com firma reconhecida; 2 – Escritura de pacto antenupcial original ou certidão da escritura emitida pelo Tabelião de Notas onde tenha sido lavrada; 3 – Certidão de casamento original e atualizada (emitida há menos de 180 dias).

Qual a lei aplicável ao regime de bens do casamento?

O Código Civil, em seu art. 1.

O que é regime parcial de bens no casamento?

No regime de comunhão parcial, os bens que se comunicam são apenas os adquiridos de forma onerosa durante a constância da união, conforme descrito no art. 1658 do Código Civil. Ou, ainda, os bens adquiridos de forma eventual, como por exemplo, um prêmio de loteria.