Em caldeiras flamotubulares, os gases são transportados através de tubos até chegar ao interior da caldeira, tendo a água ao redor destes tubos. Já o processo na caldeira aquatubular é oposto, ou seja, a água a ser aquecida passa no interior de tubos que, por sua vez, são envolvidos pelos gases de combustão.
Com a queima da biomassa é gerado o calor necessário para o aquecimento da água. A água aquecida passa então para o seu estado gasoso, ou seja é transformada em vapor. Logo após o vapor é direcionado através de tubulações para as atividades da indústria que a utilizam.
A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.
Hoje, a maior caldeira de recuperação em operação no mundo pertence à OKI, na Indonésia, com capacidade de queima de 11,6 mil toneladas de sólidos secos por dia - com cogeração de energia suficiente para atender uma cidade europeia de 1 milhão de habitantes.
A caldeira de recuperação, considerada o coração da fábrica é a maior em funcionamento no mundo. Possui 90 metros de altura, fornalha de 293 metros quadrados e capacidade para 6,8 mil toneladas de resíduos sólidos secos/dia.
A caldeira de recuperação de calor (HRSG) recupera o calor a partir dos gases de exaustão gerados pela turbina a gás e gera energia elétrica por uma turbina a vapor. Esse é o principal produto para a central de ciclo combinado e a central de cogeração que gera energia elétrica e a vapor.
5 Dicas para Operação Segura de Caldeiras
Ouvir uma explosão em sonho é sinal de realização pessoal e profissional. Se você, em sonho, assistiu a uma explosão, saiba que viverá momentos excepcionais com seu amor; mas, se você provocou uma explosão, cuide-se, não fale mais do que deve, assim, evitará sérios constrangimentos.
Na física nuclear o processo de fissão nuclear é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois núcleos menores pelo bombardeamento de partículas como nêutrons. ... O processo de fissão é uma reação exotérmica onde há liberação de energia e ocorre em usinas nucleares e em bombas atômicas.