Produzir chocolate de leite é fruto de amor, e possui três fases principais: Primeiro, os produtores de chocolate misturam ingredientes do leite e açúcar, depois, gentilmente, introduzem a essa mistura licor de chocolate e cacau em pó. A mistura é depois seca, tornando-se num pó granuloso de chocolate de leite.
Chocolate artesanal pode ser interpretado como um chocolate que foi feito desde o grão do cacau de forma artesanal. ... O cacau torrado e descascado é transformado em chocolate, e em barra, por pessoas. Cada barra de chocolate passa por mãos de muitas pessoas conferindo o processo até chegar ao consumidor.
Traduzindo de forma literal, bean to bar significa “do grão à barra”. Ou seja, que esses chocolates são feitos desde o grão de cacau até a barra. ... Como os produtores recebem a massa de cacau ou o chocolate, não há seleção de grãos, nem uma grande preocupação com suas particularidades, como a safra, por exemplo.
Conheça o processo de fabricação
– Coloque as nibs em uma assadeira e aqueça no forno à 50°C-60°C. – Retire as nibs de cacau do forno e coloque-as em um processador. Bata até que elas liberem sua manteiga de cacau e se transformem em liquor (pasta). Nessa hora, pode até parecer que o chocolate está pronto.
Como processar cacau para fazer chocolate caseiro
No cacau nós podemos utilizar a sua polpa e as suas sementes. Da polpa, obtemos sucos, geleias, etc. Das sementes, vem o chocolate, que com um pouquinho de esforço podemos produzir em casa. Se a intenção é provar o sabor da fruta, tire de sua cabeça que será de chocolate.
Ela é encontrada dentro do fruto, envolta por uma polpa. Por isso, o primeiro passo após a colheita é quebrar o fruto e extrair as sementes com a polpa. Elas são então colocadas em caixas de madeira chamadas cochos de fermentação e ficam lá por até 7 dias.
O cacau começa a produzir no terceiro ano; no sexto ano já produz economicamente. Entre o décimo segundo e o décimo quarto ano atinge a plenitude, produzindo por várias décadas. Dizem, na Bahia, que o cacau tem a “vida do homem” : aos sessenta ou setenta anos começa a decair.
Passos
Quando uma receita pede cacau em pó 100%, ela se refere ao cacau puro, sem nenhuma adição de açúcar. Seu sabor é intenso (e bem amargo) e ele As sementes do cacau, depois de secas, torradas e fermentadas, são trituradas – nesse estágio, se transformam em “nibs”.
O que significa chocolate 100% cacau? O percentual é referente a quantidade de cacau presente no chocolate. Dessa forma, o chocolate 100% é composto exclusivamente por cacau. Entretanto, é possível que seja referente a mais de uma parte do cacau: massa de cacau, nibs de cacau ou manteiga de cacau.
O consumo regular de cacau pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:
Tabela de Comparação dos Melhores Cacau em Pó
CALLEBAUT | Sicao Chocolate em Pó Com 50% de cacau, ele é o ideal para oferecer sabor marcante e sofisticado aos seus preparos.
Como utilizar corretamente cada tipo de cacau em suas receitas. Temos dois pontos para considerar na escolha entre os tipos de cacau. Primeiro, é a questão do sabor: enquanto o natural é mais ácido e forte, o alcalino ganha na suavidade e vai melhor em receitas nas quais se utiliza leite condensado e creme de leite.
Dá para concluir que o chocolate 100% cacau é o mais saudável, né ? Sim, pois ele vai ter em média 50% de conteúdo nutritivo, mas não quer dizer que você vai gostar do sabor. Ele pode ser super amargo.
Chocolate saudável: conheça 8 marcas que produzem doces fit