Se colocar uma chave errada no cadeado e não conseguir tirar, você vai ter que abri-lo. No entanto, não se preocupe! Há uma solução para isso. É possível destravá-lo com facilidade se usar as ferramentas adequadas e tiver um pouco de experiência. Um cadeado comum, por exemplo, pode ser aberto usando somente um martelo, uma chave de fenda ou um par de chaves fixas. Também há outras soluções mais criativas para desemperrar cadeados presos como aqueles utilizados para prender bicicletas. Você pode congelar a fechadura com um spray de ar comprimido e, em seguida, acertar o cadeado com um martelo.
Óleo queimado ou lubrificantes específicos (desengripantes), como o WD-40 e White Lub, são excelentes opções. Tente colocar o lubrificante dentro do buraco da chave e também naquele furinho que fica próximo da fechadura. Aos poucos, vá tentando girar a chave para tentar abrir o cadeado.
Faça primeiro o clipe da fechadura. Para isso, desdobre a parte mais comprida do clipe duas vezes até que uma parte se projete para fora. Você inserirá a parte reta na fechadura. Alguns chaveiros costumam deixar uma pequena curva na ponta do clipe. Isso serve para pressionar os pinos dentro da fechadura, mas não é estritamente necessário.
Use a fechadura para curvar a ponta do grampo no formato de gazua. Insira na fechadura aproximadamente 1 cm do grampo, com a face plana voltada para cima. Empurre a parte externa do grampo para a esquerda a fim de curvar a ponta ligeiramente. Você precisará distorcê-lo apenas alguns milímetros.
Aviso: Resista à tentação de usar muita força. É o movimento constante dos pinos que irá destravar a fechadura, não a força bruta. Se insistir nisso, você pode se machucar.
Dica: Se tiver que abrir um cadeado em U prefira usar uma marreta porque você consegue aplicar mais força com ela do que um martelo comum. Também é importante escolher um que tenha uma cabeça feita de metal, e não de borracha.
Óleo queimado ou lubrificantes específicos (desengripantes), como o WD-40 e White Lub, são excelentes opções. Tente colocar o lubrificante dentro do buraco da chave e também naquele furinho que fica próximo da fechadura. Aos poucos, vá tentando girar a chave para tentar abrir o cadeado.
Vale ressaltar que postamos esta dica de como abrir cadeado em casa apenas para auxiliar a todos vocês em casos de emergência, como a perda da chave do cadeado do portão aí na sua casa, e que com isso não precisarão quebrar o cadeado ou mesmo chamar um chaveiro em uma hora inapropriada.
O cadeado é um objeto desenvolvido especialmente para que possamos impedir o acesso a um determinado local ou área, de modo que sua abertura seja feita apenas com o uso de uma chave adequada. Eles pode ser encontrado em vários tamanhos e modelos, e no geral é utilizado para atar correntes ou elos, de portões, grades, janelas, malas de viagem, etc.
Para saber como basta ver este vídeo, que ensina as dicas de como abrir um cadeado aí na sua casa com o uso de dois clipes de papel e um alicate, de forma simples e muito eficaz:
E quando isso acontece, nosso primeiro pensamento é quebrar o cadeado para depois comprar outro. Outra solução é chamar um chaveiro, que terá ferramentas para abrir este cadeado sem chave.
Se você souber o sentido que a chave deve girar para abrir a fechadura, gire a chave de tensão nesse sentido. Se você não souber em que sentido a fechadura abre, escolha um; você terá 50% de chance de abrir a fechadura. Se você tem uma mão sensível, tente sentir o sentido que abre girando a chave de tensão.
Para esses, a solução é estourar o cadeado. Um jeito fácil de fazer isso é com o uso de duas chaves de boca. Basta colocar cada chave em uma parte do arco da tranca de forma que crie duas alavancas. Force as duas chaves uma contra a outra e eventualmente a parte lateral do cadeado vai ceder.
Só que nem sempre é possível quebrar um cadeado ou chamar o chaveiro, principalmente se for em um final de semana e o portão de nossa casa precisar ficar aberto por muitas horas.
A forma mais fácil de fazer isso é inserindo dois dedos na curva da haste para forçá-la para fora da parte superior do cadeado. Com isso, os pinos de travamento na parte interna ficarão na posição correta para abrir o cadeado. Antes de passar para o próximo passo, verifique se retirou a parte solta restante da haste.
Ninguém gosta de se trancar para fora de casa. Embora chaveiros sejam confiáveis, o serviço que prestam pode ser caro e demorado. Quem quer uma alternativa talvez consiga ganhar acesso à residência com a ajuda de um par de grampos para cabelo.
Dentro dos cadeados existe um dispositivo semelhante a uma fechadura de casas, com molas, pinos e uma trava. E o funcionamento deste dispositivo é feito quando inserimos a chave na abertura do cadeado, e suas voltas vão empurrando cada pino. Estes pinos empurram suas molas, que ao final soltam a trava que prende o elo de metal na ponta do cadeado, que se abre com facilidade.
Método 2 de 2: Abrindo a fechadura
Grampos de cabelo têm melhor desempenho em cadeados e fechaduras mais básicas. . Se o grampo amassar enquanto você estiver tentando abrir a fechadura, você só precisa aquecê-lo com um isqueiro (ou de qualquer outra maneira possível) e então molhá-lo com água fria. Isso o deixará mais resistente.
Mexa no pino agarrado até ouvir um clique. Mova a sua gazua para baixo e para cima contra o pino agarrado até ouvir o clique dele se encaixando no cilindro. É o som do cilindro se movendo levemente para o lado, separando as partes do pino e impedindo-o de manter a fechadura trancada.
Como abrir uma fechadura com um grampo
Você também pode tentar pressionar a trava por um fio fino se a porta se abrir ou um cartão plástico fino se a porta se abrir para dentro. O seu objetivo seria pressionar a trava como se a porta estivesse se fechando sozinha.
Minha chave gira, mas a porta não abre: como consertar uma fechadura emperrada
Depois de girar a maçaneta, pressione a porta para cima e, em seguida, em direção às dobradiças, em rápida sucessão, ao abrir a porta. Isso ajudará a reduzir o ruído que a porta faz quando se separa do batente. Atolar a porta para cima e em direção às dobradiças a imobiliza e torna improvável a chance de chiar.
Como remover uma chave emperrada de uma fechadura rapidamente
Dicas
Use o cartão para abrir a fechadura. Segure o cartão e passe-o pela fresta entre a porta e o batente. Comece um pouco acima da maçaneta e passe o cartão para baixo e para dentro. Você pode ter que remexê-lo um pouco, mas se tiver sorte, ele pressionará o trinco e permitirá que você abra a porta.
Método 3 de 6: Usando uma chave hexagonal em portas internas
Dependendo da força e angulo quando fechar a porta, a trava da porta pode acabar trancando sozinha. Próximo à maçaneta irá ter uma peça que pode ser rosqueada com uma chave de fenda ou uma moeda, ao rosquear esta peça será possível abrir a fechadura pelo lado de fora.
Com um alicate fino, puxe a chave quebrada (se você tiver uma de reserva à mão) ou girar a chave na fechadura e abrir a porta (se não tiver). 2. Se a chave quebrou dentro do mecanismo, enfie uma chave de fenda na fechadura e tente girar para abrir a porta.
Borrife um pouco de spray lubrificante na fechadura. Estas latas de spray vêm com um canudo de plástico pequeno que pode ser inserido no bocal. Alinhe a ponta desse canudo, de modo que o lubrificante esguiche para dentro da fechadura, e em seguida, dê uma boa borrifada.
Minha chave gira, mas a porta não abre: como consertar uma fechadura emperrada
Como tirar uma chave da fechadura quebrada
Usando cola de Cianoacrilato (Bonder)