Constituído apenas do lobo flóculonodular, é responsável pela coordenação da atividade muscular, fundamental na manutenção do equilíbrio e da posição destes animais na água.
O paleocerebelo é constituído pelo lobo anterior, a pirâmide e a úvula. É responsável pela coordenação do grau de contração dos músculos, importante na regulação do tônus muscular e no controle da posição do animal no ambiente aquático.
Perturbação de regular convenientemente a extensão e precisão dos movimentos musculares, devida a lesão das vias cerebelosas ou do cerebelo. Quando o movimento é mais ou menos extenso do que o desejado, denomina-se, respetivamente, hipermetria e hipometria.
Dismetria ou heterometria dos membros inferiores, popularmente chamada de “perna curta”, é a diferença de comprimento dos membros inferiores, ou seja, é a diferença entre os comprimentos das pernas (uma perna maior do que a outra), causada por alteração anatômica ou estrutural, congênita ou adquirida, dos membros ...
A alteração do comprimento da perna de forma funcional ocorre quando as pernas são as mesmas. No entanto, devido a uma outra condição, tal como a inclinação da pelve ou piriforme e isquiostibiais encurtados, cria a aparência de uma perna mais comprida ou mais curta do que a outra.
Geralmente é mais fácil de identificar que uma perna é mais curta que a outra quando a diferença é maior que 2 cm, já que todo o corpo fica desalinhado. Já quando a diferença é inferior a 2 cm, a forma mais fácil consiste em deitar a pessoa de barriga para cima e depois pedir para dobrar os joelhos.
Para realizar o teste é necessário deitar-se na posição decúbito dorsal (barriga para cima) e “abraçar” um dos joelhos, tentando manter a outra perna completamente esticada no chão. Caso a perna que não foi abraçada não fique completamente no chão, significa que existe uma deformidade e encurtamento muscular.
"Glúteos: 108 cm. Cintura: 69 cm. Coxas: 66 cm.
Quadril: 102cm. Braço: 31cm. Pernas (Coxas): 63cm.
Segure uma fita métrica contra a costura da sua virilha, por volta de 2,5 cm a 5 cm abaixo do corpo. Estique a fita até atingir o meio do tornozelo. A medida da sua perna será correspondente ao número em que a fita parar. Não se esqueça de manter as pernas retas.
Passo 1: Tire a medida da circunferência do tornozelo acima do Maléolo(osso do tornozelo). Passo 2: Tire a medida da circunferência da panturrilha(na parte mais larga). Passo 3: Tire a medida da altura, iniciando do chão até 2 dedos abaixo do joelho(conforme a seta da imagem).
JOELHO: medir a circunferência do joelho. TORNOZELO: medir a circunferência do tornozelo. COMPRIMENTO DA PERNA: medir a lateral da perna iniciando na reta do umbigo até o chão.
Altura da entreperna – distância entre a virilha e o chão. A medida é tomada colocando-se uma régua encostada na virilha, perpendicular ao chão, medindo-se essa distância; Altura do gancho – é a diferença entre a medida 15 (comprimento da calça) e a medida 16 (altura da entreperna).
Com a fita métrica em volta da parte mais saliente do busto, verifique o tamanho encontrado, subtraia 4 cm deste valor e divida por 2. Por exemplo: Medida do busto: 92 cm - 4 = 88 cm / 2 = 44 cm. Logo o tamanho será M. ( Camisa, Guarda-Pó, Jaleco e Jaqueta).
Essa medida é feita com a calça posicionada com a parte de trás para cima, deve-se colocar a fita métrica no início das costuras que unem as pernas e seguir em linha reta até o final do cós da parte de trás.
Passe a fita métrica por cima do ombro e desça-a até a mão para ter a medida. Esse método é ótimo para tomar medidas para serem passadas a um alfaiate. Meça o braço passando a fita por cima do ombro. Não a desça pelas costas, pois a intenção é medir o braço.
Braço: Medida realizada no ponto médio entre o acrômio e o alecrano. A medida será realizada com os braços relaxados ao longo do corpo e contraído com os braços ao longo do corpo e contraído com os cotovelos na altura do ombro e formando um ângulo de 90º.
A técnica consiste em medir a circunferência do braço (braço é a parte do corpo compreendida entre o ombro e o cotovelo) com o bíceps relaxado e contraído em duas posições: braço relaxado ao lado do corpo e bíceps contraído com o braço elevado, conforme as imagens abaixo.
Na parte da frente do corpo, medir de um lado ao outro da cava (um pouco acima da axila) acima do busto, onde fica o encaixe do braço.
Se você não tem uma fita métrica, dificilmente vai ter uma régua ou um barbante, mas se estiver em casa e não tiver a fita métrica isso pode te ajudar. Pegue um barbante qualquer, enrole na parte que deseja saber as medidas, corte no ponto em que o barbante se encontra e meca o barbante cortado com uma régua.
Posicione a mão logo abaixo do umbigo,sobre o ventre, Meça do final do ombro até o osso mais saliente do punho (para manga curta, meça até a altura desejada, conforme o modelo). Posicione a fita métrica junto à base do pescoço até a altura do busto e leia a medida.