Escureça as áreas mais distantes da fonte de luz. Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada.
Estrutura da Luz e Sombra
Desenhe a projeção crescente da sombra da esfera na direção oposta à fonte de luz com os tons mais escuros. Essa é a última parte do sombreamento. Dê a essa projeção uma cor moderadamente escura e um formato crescente antes de trabalhar o outro lado. Faça-a próxima à base do objeto, com até ½ cm de espessura.
Alguns dos pontos principais:
Comece pela linha superior do olho e faça uma breve curva para baixo, pegando na parte branca e estenda a linha para cima até a pálpebra. Os cílios inferiores também são curvados, e começam logo abaixo da linha d'água. Use a mesma técnica dos cílios superiores nos inferiores, porém lembrando que eles são mais curtos.
Para que a sombra fique com efeito bonito, deve-se passar um tom escuro no canto externo, a cor escolhida no centro da pálpebra e a cor clara no canto interno. O côncavo deve ser esfumado com um pincel bem fofinho, mesclando a sombra da pálpebra móvel com a iluminadora logo abaixo da sobrancelha.
Dicas para usar sombra no dia a dia sem parecer maquiada demais
O segredo é usar todos os dedos....Como aplicar sombra com os dedos
Se você quiser usar sombra colorida de uma forma mais discreta, basta não passar o produto no côncavo todo. Dá para colocar a cor de forma pontual: fazendo um delineado, usando no canto interno dos olhos (lilás fica lindo assim, inclusive!) ou rente aos cílios inferiores.
Faça um degradê: aplique uma cor mais escura no canto externo e esfume para misturar os tons; Ilumine o canto interno: tons perolados ou mais claros podem ser aplicados no canto interno dos olhos; Esfume até a linha do côncavo: isso ajuda a uniformizar os tons e evitar linhas marcadas.
Você pode aplicar a base com os dedos e ter uma boa cobertura. “Sempre disseram que usar os dedos ajuda a 'aquecer' o produto antes de aplicá-lo na pele, facilitando sua aplicação - e isso é verdade -, mas ainda prefiro aplicar base com um pincel. Dessa forma é possível fazer uma cobertura mais uniforme.”
Para deixar a base perfeita na pele, o truque é aplicar com um pincel do centro do rosto para fora, em movimentos circulares direcionados para baixo. Se você prefere aplicar com esponjinhas de make, a dica é dar batidinhas, em vez de arrastar o produto pelo rosto.
Coloque um pouco nas costas da mão e usando o dedo indicador, faça pequenos pontos com a make pelo rosto. Depois, é só espalhar como se fosse um hidratante facial usando as pontinhas dos dedos indicador, médio e anelar.
Maquiagem passo-a-passo
Para isso, deve-se colocar a esponja dentro de um recipiente com água até que ela fique “inchada”. Retire-a do recipiente e torça (não deixe a esponja encharcada porque isso pode atrapalhar a aplicação). Depois é só passar a base no rosto e espalhar com leves batidinhas usando a esponja.
Passar base no rosto inteiro Aplicar base em todo o rosto é desnecessário na maioria dos casos e deixa a aparência artificial. Procure utilizá-la nos pontos necessários, onde há mais imperfeições. Para esconder pequenas manchas prefira utilizar um corretivo.
Como aplicar base passo a passo