O objetivo de um relato pessoal – ou narração pessoal – é contar, de forma cativante, uma história vivida pelo autor. Quando o relato pessoal é bem escrito, ele tem o poder de entreter e, ao mesmo tempo, oferecer conteúdo informativo. Então, para começar o seu relato, escolha uma história que viveu e estruture as ideias de modo que elas conduzam o texto para um desfecho marcante; e não se esqueça de escrever uma abertura arrebatadora, que prenda a atenção do leitor logo de cara.
Para escrever seu próprio relato pessoal, é necessário refletir e escolher o recorte da linha do tempo que será contado, ou seja, o período de tempo abordado, e o público para o qual o relato será compartilhado, afinal, esse público influenciará no uso da linguagem e na escolha dos fatos que serão contados.
Agora que entendemos o que significa autobiografia, pode surgir outra questão: por que começar a escrever uma autobiografia? Esse é um questionamento pertinente, mas como dizem que um homem sem memória não é um ser vivo, acreditamos que vale a pena sim, escrever as suas memórias.
Outra característica tanto da biografia quanto da autobiografia é a veracidade dos fatos. Costumam ser narrativas não ficcionais, ou seja, não são histórias "inventadas". O relato dos fatos no texto autobiográfico aparece frequentemente pontuado de lembranças, de um colorido emocional, que não é mostrado em outros tipos de textos. Predomina a subjetividade.
Este é o momento de encerrar, encerrar o livro, encerrar o ciclo, encerrar as memórias, todo o conteúdo possível já foi escrito no corpo, e agora é a hora de se despedir, deixando a lição do que a vida pode ensinar ou de como ela é bela e vale a pena, ou até mesmo de que o sucesso vem para aqueles que persistem. Tudo é um aprendizado, passe isso ao leitor.
Nunca tive muito contato com os meus avós, por causa das idades, minha relação era muito íntima, muito ligada aos meus pais, e quando eu fiz mais ou menos oito anos, desde seis anos de idade que maior prazer sempre foi desenhar, eu comecei a aprender a pintar com uma pintora impressionista brasileira chamada Georgina de Albuquerque.
Também vale notar a referência irônica ao célebre poema "Meus oito anos", de Casimiro de Abreu ("Oh! que saudades que tenho/ da aurora da minha vida...)
Enquanto no relato oral notamos a presença da oralidade com uma linguagem mais descontraída, no relato escrito, a linguagem formal é utilizada seguindo as normas da língua como concordâncias, pontuação, ortografia, dentre outros.
Então sem mais delongas, um exemplo seria a autobiografia em forma de poema. Sim, isso mesmo você pode fazer sua biografia em forma de poemas, e não pense que isso é coisa de outro mundo vários autores fazem assim, até para diferenciar das tantas outras do mercado.
Nessa esteira, essas são algumas características acerca da sua biografia. Antes de finalizar essa caracterização interessante mencionar também acerca da autobiografia de famosos brasileiros, que por vezes são escritas por um escritor que não se identifica, e o famoso simplesmente a reconhece e assina como sua.
O escritor dá a entender que todos nascemos velhos, porque somos parte de vidas já vividas pelos pais e até mesmo pela sociedade - simbolizada em seu texto pela cidadezinha em que nasceu.
Tem um ditado que eu quero que você repita para si mesmo várias vezes: Não deixe que o perfeito seja o inimigo do bom. O que isso significa? Que a perfeição não é o objetivo. Se é isso que você procura, então não fará nada. Uma história de vida imperfeita escrita é infinitamente mais valiosa do que uma história perfeita que nunca foi contada. Portanto, não se preocupe se você se esforçou para diagramar frases na escola e agora, não consegue distinguir um sujeito de um predicado. Se você sabe falar frases coerentes, conseguirá escrever uma história coerente também.
Dezessete anos depois do meu avô Bob ter falecido, meu pai planejou uma reunião de família num parque no norte de Utah. Antes da reunião, ele convidou seus quatro irmãos e seus filhos para enviarem por email suas lembranças favoritas do vovô Bob. Ele compilou as recordações em um documento de 16 páginas e imprimiu cópias para todos.
O Relato Pessoal é uma modalidade textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. Nesse tipo de texto, podemos sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador.
Por isso, se estiver mesmo interessado continue lendo pois vamos te mostrar como fazer uma autobiografia passo a passo, te ajudando a contar a história da sua vida, produzindo assim memórias perpétuas sobre tudo que você passou.
Muito bem, realizado esse passo fundamental você deve começar a escrever. Mas, como fazer isso? Para ajudá-lo trouxemos essa estruturação básica, mas que podem ser usadas em infinitos modelos de texto. Tenha em mente que você estará falando sobre a história da sua vida, e como sua história, a escrita deve ter começo, meio e fim. Vejamos, essa estrutura:
Veja bem, você tem razão em dizer que a história de outros autores não te serviria, uma vez que você tem que contar a sua própria história. Mas a narrativa deles serve para que você tenha uma base para a sua própria. Tenha em mente de que fazer uma biografia não é somente contar experiências vividas, mas sim saber como contá-las de forma que atraia o público.
Mas é possível sim localizar autobiografia pequena de uma criança, geralmente contando alguma história memorável sua, alguma superação ou fato inédito acontecido com ela. Apesar disso, é mais comum encontrar biografia sobre essas crianças.
Autobiografia: A arte de escrever um livro sobre sua vida
Dados como data de nascimento e morte, principais contribuições, invenções, vida pessoal, casamento, filhos, etc, são informações importantes e que devem aparecer numa biografia. ... Feito isso, você deve escrever um texto e que pode ter um título com somente o nome da pessoa (Biografia de Charlie Chaplin).
A seguir, conheça alguns itens frequentemente vistos nesse espaço.
O importante é que você escreva algo....As futuras gerações ficarão felizes por você reservar tempo para escrever algo sobre sua vida e por deixar um legado tão valioso.
Perguntas para escritores
Agora vamos continuar com as 5 dicas de desenvolvimento de personagens....
10 técnicas para criar um personagem cativante