Existem várias formas de calcular a necessidade calórica para um dia, no entanto, o mais fácil é o método direto, que é feito da seguinte forma: Para emagrecer - multiplique 20 ou 25 pelo peso atual. Para manter o peso - multiplique 25 ou 30 pelo peso atual. Para engordar - multiplique 30 ou 35 pelo peso atual.
Em geral, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia. Restrição de calorias entre 800 e 1200 kcal até podem ser feitas ocasionalmente, mas só sob rigoroso acompanhamento médico e nutricional. Menos que isso é pouco efetivo e ainda pode ser danoso ao organismo.
Porém, se você ingeriu as mesmas 2.
É justamente nesse último caso que surge o déficit calórico, pois para gerar o emagrecimento, nós devemos consumir menos do que gastamos, deixando o corpo “no negativo” em calorias! Assim, o organismo mobiliza os estoques de nutrientes (carboidratos e gorduras) para fornecer a energia necessária.
Quando ele é neutro o ponteiro da balança se mantém estável. Por outro lado, se o balanço é positivo, ou seja, entram mais calorias do que se gasta, há aumento de peso. Mas no déficit calórico – ou balanço energético negativo – ocorre o inverso. Ao queimar mais calorias do que consome, você emagrece.
O princípio de todas as dietas milagrosas que você vê por aí é o mesmo: coma menos do que seu corpo precisa. Isso é chamado de déficit calórico. Neste texto, você verá como o termo pode ajudar você a emagrecer, perder gordura e ganhar massa magra. Afinal o déficit calórico é a base para o emagrecimento.
O primeiro fator que pesa bastante nesse processo lento de emagrecimento é a idade. Se vc ainda não percebeu ou não chegou lá, é bem mais difícil emagrecer depois dos 30 anos. O organismo fica mais lento e por mais que você se dedique à dieta e aos treinos, a perda de peso mensal pode vir a ser de gramas no mês.
Enquanto dormimos o nosso corpo continua a gastar energia para as funções vitais. Segundo a especialista, em média, uma pessoa com 65 quilos poderá queimar cerca de 43 calorias por hora durante o sono. Pode não parecer muito, é certo, mas se multiplicarmos pelas oito horas de sono dá um total de 344 calorias gastas.
Por que o sono emagrece? Segundo Breus, isso acontece porque as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente enquanto dormimos. Mas é preciso dormir pelo menos 7 horas e meia por noite. Daí o seu metabolismo (ou seja, a capacidade do corpo de transformar gordura em energia), se acelera.
Dormir demais engorda, diminui colesterol bom e aumenta triglicerídeos. Não é só ficar sem dormir que prejudica a saúde. Ter mais de 10 horas de sono também pode fazer mal, como aumentar a circunferência abdominal e os níveis de triglicerídeos e diminuir os níveis de HDL (o colesterol “bom”).
Dormir bem ajuda na perda de peso porque promove a regulação dos níveis de hormônios relacionados com a fome, a grelina e a leptina, além de também ajudar a diminuir os níveis de cortisol no sangue, que é o hormônio relacionado com o estresse e que poderia aumentar o apetite e dificultar a queima de gordura.
12 hábitos noturnos que podem nos fazer engordar
Quer perder peso enquanto dorme? Faça isto antes de ir para a cama