O bagaço de malte é obtido após uma filtração desse mosto, sendo constituído principalmente de casca (material celulósico) e polpa de malte (KEMPKA et al., 2018). Estima-se uma produção de 14 a 20 kg de bagaço a cada 100 litros de cerveja produzida (SANTOS et al., 2005).
O processo de secagem é demorado e trabalhoso. Você deve espalhar os grão em uma forma (sugiro usar mais de uma forma para aproveitar o gás) e colocar no forno na temperatura mínima (geralmente uns 160oC a 180oC) e deixar algumas horas, ocasionalmente desligando o forno e religando para não tostar os grãos.
3 dias
um ano
Formas de utilização do bagaço de malte Pode ser guardado na geladeira em baixa temperatura por 3 dias ou congelado.
Por ser muito úmida, a cevada precisa de uma estratégia própria para ser armazenada. O produto pode ser colocado em silos bolsa ou sobre uma camada de silagem de capim dentro do silo trincheira. A palha absorve o líquido que escorre da massa.
É normal dar caruncho em malte sim. O ideal é guardar o malte em local fresco e seco, longe da luz e da humidade, em potes bem fechados. Para evitar a propagação dos bichos, coloque umas folhas de louro dentro do pote.
Por ser muito úmida, a cevada precisa de uma estratégia própria para ser armazenada. O produto pode ser colocado em silos bolsa ou sobre uma camada de silagem de capim dentro do silo trincheira. A palha absorve o líquido que escorre da massa.
Sabe como armazenar a levedura corretamente? As leveduras secas, você pode guardar na geladeira, em um local onde não tenha contato com outras coisas. Deixe num compartimento da sua geladeira onde ficará somente ela. Lembre-se também que você não deve congelar a levedura e sim deixá-la na parte de baixo da geladeira!
Uma delas é coletar e reutilizar levedura que já passou por uma fermentação. O mesmo fermento pode ser reutilizado de maneira segura até quatro vezes, sem riscos de sofrer mutações.
Se não for beber na hora, a kombucha dura na geladeira fechada por até três meses. Mas o ideal é fazer a quantidade para duas semanas, pois a fermentação não para na geladeira, somente desacelera. Dicas: - Kombucheiros de primeira viagem não devem usar garrafinhas de vidro para o armazenamento.
Delicadamente coloque a cultura no chá e cubra a boca do jarro com um pano e prenda com elástico (não pode ser tampa, pois o chá precisa respirar) Guarde o recipiente em um lugar escuro e que ele não seja perturbado (eu guardo no fundo de um armário) Espere cerca de 15 dias e ele estará pronto para consumo.
Coloque o líquido em um recipiente de vidro e acrescente o vinagre de maçã (ou o chá fermentado). Coloque o scoby, ele é fundamental para o chá fermentar. Cubra o recipiente com um pano limpo e prenda com um elástico. Deixe fermentar de 12 a 25 dias em um ambiente seco, arejado e sem incidência de luz direta.
Primeira fermentação “Adoce com uma colher de sobremesa de açúcar mascavo ou melado. Depois, adicione as especiarias”, afirma Mariela. Com a mistura pronta, o scoby vai para o pote junto com um pouco da água que ele estava, cerca de 100 ml (para 1 litro de chá).
Leve a água para ferver em uma panela limpa. Retire do fogo e dissolva o açúcar. Adicione o chá e deixe em infusão enquanto a água esfria até a temperatura ambiente. Com as mão limpas, remova suavemente o seu SCOBY do chá e coloque em um prato igualmente limpo.
Instruções
Instruções
MODO DE PREPARO
Kombucha sabor maracujá Pode ser feita com a polpa da fruta ou suco concentrado comprado pronto; Com a fruta: é só bater a polpa no liquidificador, coar e adicionar um pouco de açúcar (mexer para dissolver). Se a sua polpa não render muito líquido, pode adicionar um pouco de água para fazer o suco.