Posição correta: pés na distância do quadril e afastados, para que durante o movimento as pernas formem um ângulo de 90°, tanto a perna da frente quanto a de trás, o tronco deve descer paralelo a guia da barra.
Etapas. Etapa 1 Em pé segure uma barra na parte superior das costas. Etapa 2 Dê um passo largo para frente com uma perna, abaixando o joelho de trás em direção ao chão enquanto mantém a canela da frente mais verticalizada o possível. Retorne à posição inicial.
“O afundo é um exercício conhecido e muito popular. É um movimento multiarticular, que trabalha quadríceps (coxa), isquiotibiais (posterior de coxa) e glúteo máximo (maior porção do bumbum), e pode ser considerado um exercício completo para o trabalho de membros inferiores”, explica a educadora física Cau Saad.
Um dos principais benefícios do exercício afundo é que ele trabalha efetivamente os glúteos, quadríceps e as coxas. Fortalecer esses grupos musculares ajuda a acelerar o metabolismo, o que favorece a perda de peso. Além disso, esses exercícios também ajudam a definir, tonificar e firmar o bumbum e as pernas.
No caso da cadeira flexora, temos um grau maior de flexão de quadril, o que otimiza a contração muscular dos isquiotibiais. Resumindo, a grande diferença da cadeira flexora e mesa flexora é a angulação do quadril, a amplitude de movimento e a forma como os isquiotibiais são solicitados.
Mesa flexora, músculos solicitados Segundo Campos (2000) a mesa flexora é um exercício que isola os isquiotibiais, que é formado pelo semitendinoso, semimembranoso e bíceps femural.