A forma correta é cana-de-açúcar, com hífenes. O uso do hífen é obrigatório em palavras compostas que designam espécies botânicas. Esta palavra não sofreu qualquer alteração com o Acordo Ortográfico.
A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.
Porque açúcar se escreve com cedilha e recebe acento? Tal como a palavra casa, açúcar é uma palavra grave, isto é, a sua penúltima sílaba é pronunciada com mais intensidade.
Significado de Cana substantivo feminino Colmo de várias plantas gramíneas (bambu, cana-de-açúcar etc.), de forma cilíndrica, oco ou sumarento. ... Em cana, preso, metido na cadeia.
Significado de Cana-de-açúcar substantivo feminino [Botânica] Planta herbácea da família das gramíneas Saccharum officinarum, oriunda da Ásia e cultivada no Brasil, composta no seu interior por um líquido doce, usada na fabricação de açúcar, álcool combustível e aguardente; cana.
Rimas com jabuti
Melhores rimas para avião
Palavras que rimam com Universo:
catuti, jabuti, juruti, ja-bu-ti. ju-ru-ti.
s. m. Zool. Tartaruga exclusivamente terrestre, típica do Brasil. (Fêmea: jabota).
o plural do substantivo e adjetivo Jabuti é Jabutis.
O masculino de jabota é Jaboti. A palavra jabota é um substantivo biforme feminino.
capitari - o macho da tartaruga; caxaréu, caxarela ou caxarelo - macho adulto da baleia; pardaleja - a fêmea do pardal, além de pardoca ou pardaloca; abada - fêmea do rinoceronte.
Depois que vi, em uma determinada gramática, caxarelo como masculino de baleia, fiquei com essa dúvida. O Michaelis (brasileiro) regista caxarela: «Macho da baleia quando adulto, em oposição ao madrijo, que é a fêmea. Var.: caxarelo, caxarrela, caxarrelo, caxarréu.»
Sapa
substantivo masculino Homem casado, em relação à pessoa com quem se casou; marido, cônjuge: meu esposo prefere sair aos domingos. ... [Antigo] Quem prometeu se casar com a pessoa com quem namora; noivo. Etimologia (origem da palavra esposo). Do latim sponsus.