1. última forma. Utilizada, no jargão militar, para cancelar o ultimo ato, mensagem ou palavra proferido. Companhia, em direção à guarda.
substantivo masculino Grão de milho que, ao se preparar a pipoca, sobra no fundo da panela sem rebentar.
1. Em Portugal o termo significa namorada, rapariga.
Piruá é o milho que não estourou na panela, e por consequência, não se transformou em uma pipoca. Ela representa as pessoas que por mais que exista a possibilidade do “fogo” com intuito de fazer o processo de transformação, se recusam a mudar.
Certa vez, o educador e escritor, Rubem Alves, disse o seguinte: “Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente.
A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho de pipoca não é o que deve ser. ... O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.
O texto "A pipoca" de Rubem Alves pertence ao gênero Textual Narrativo. ... Com certeza, devemos enfrentar nossos medos mais sombrios, dentro de uma panela, esperando talvez, pela nosso fim, e mesmo assim permanecemos confiantes que melhor que piruá, é ser pipoca mesmo!
Quando somos o milho que se transformou em " pipoca ," representamos as grandes transformações que passamos pela vida . Estas transformações ocorrem quando passamos pelo "FOGO " que representa as dificuldades , o sofrimento , as nossas conquistas e as vitórias .
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa melhor do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a casca dura que não estoura.
Para estourar tudo, é necessário que os grãos de milho recebam calor de forma igual. Por isso, na hora de espalhar o milho pela panela, evite sobrepor um milho sobre o outro, ok?
Verificado por especialistas A) Alguns dos grãos de milho se recusam a arrebentar ficando no fundo da panela, e um dos fatores é a quantidade de água no centro do grão de milho . R= para a pipoca explodir ,o nível deve ser de 15%.
Quando um grão de milho é aquecido sua umidade interna é convertida em vapor, em dado momento o vapor se expande e tenta sair. As moléculas se movimentam com tanta rapidez no interior do milho que pressionam fortemente as paredes resistentes, até que elas se rompem: é nessa hora que os grãos de milho explodem.
Considere no interior do grão de milho de pipoca, a pressão é 1 atm de 7°C. Quando ele é aquecido, antes de estourar, sua temperatura é de 192°C.
Ninguém sabe ao certo, mas tudo indica que ela surgiu na América há mais de mil anos. Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo!
História e origem O primeiro indício da origem da pipoca no mundo é datado no México a 9.
Percy Spencer
Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente. O princípio é sempre o mesmo: fazer o grão de milho explodir.
A origem da pipoca Em 1948 e 1950, pesquisadores descobriram resquícios arqueológicos de pipoca na Bat Cave, centro-oeste do Novo México, e seu tamanho variava de 5 cm até menos de 1 cm. Provavelmente consumidos 3600 anos antes de Cristo, comprovando a teoria de que os mexicanos conheciam a pipoca há milhares de anos.
Quando é aquecido, a água dentro do grão vira vapor, tenta sair e empurra a casca, se expandindo. ... Nem todo milho vira pipoca porque alguns grãos podem ter furos ou rachaduras. Isso faz com que o vapor de água fuja e, assim, a casca não exploda, formando o que chamamos de piruá (o milho que não estoura).
Os milhos são caracterizados pelo sua variedade de cor, formato do grão e formato quando estourada. Diferente dos milhos, que podem aparecer em diferentes cores, quando estourada a pipoca é sempre branca ou amarelada.
Recuperando os piruás
O milho é a gramínea mais sensível à variação na densidade de plantas. ... Porém, o número ideal de plantas por hectare é variável, uma vez que a planta de milho altera o rendimento de grãos de acordo com o grau de competição intra-específica proporcionado pelas diferentes densidades de planta.