Dados dois conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e B = {5, 6, 7}, a intersecção é representada pelo símbolo ∩, então A ∩ B = {5, 6}, pois 5 e 6 são os elementos que pertencem aos dois conjuntos. Se dois conjuntos não têm nenhum elemento comum, a intersecção deles será um conjunto vazio.
A teoria dos conjuntos é a teoria matemática capaz de agrupar elementos. Dessa forma, os elementos (que podem ser qualquer coisa: números, pessoas, frutas) são indicados por letra minúscula e definidos como um dos componentes do conjunto.
União de Conjuntos Para representar a união usamos o símbolo U. Exemplo: Dados os conjuntos A = {c, a, r, e, t} e B = {a, e, i, o, u}, represente o conjunto união (A U B). Para encontrar o conjunto união basta juntar os elementos dos dois conjuntos dados.
Quando um elemento está em um conjunto, dizemos que ele pertence a esse conjunto. Exemplos: ... Exemplo: dados A = { 0, 1, 2, 3} e B = { 2, 3, 4, 5}, a união é o conjunto formado pela reunião dos elementos de A e de B. Representação: A ∪ B = { 0, 1, 2, 3, 4, 5}./span>
Conjunto é uma reunião de elementos, podemos dizer que essa definição é bem primitiva, mas a partir dessa ideia podemos relacionar outras situações. O conjunto universo e o conjunto vazio são tipos especiais de conjuntos. Vazio: não possui elementos e pode ser representado por { } ou Ø.
A relação entre um ELEMENTO e um CONJUNTO é chamada relação de pertinência. Para mostrar que um elemento pertence a um conjunto, usamos o símbolo ∈ (Pertence). E, para indicar que um elemento não pertence a um conjunto, usamos o símbolo ∉ (Não Pertence)./span>
Interseção. Podemos notar que a interseção funciona como um conjunto de elementos que, simultaneamente, pertencem a dois ou mais conjuntos, ou seja, quando estes elementos são comuns aos conjuntos./span>
Na matemática, um elemento, ou membro, é um dos objetos distintos que constituem um conjunto. ... Tal como o conceito de conjunto é primitivo, a relação “ser elemento de” (também chamada relação de pertinência) é também primitiva.
As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva. O conjunto dos números inteiros é representado pela letra Z e é formado por termos positivos e negativos.
A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos.